A França deu ao mundo grandes nomes que fazem parte do imaginário simbólico da moda, do bom-gosto e do luxo como Louis Vuitton, Chanel ou Hermès, para citar apenas três das maiores maisons.
A tradição francesa no negócio de artigos de luxo é reconhecida mundialmente, mas não tanto pelos automóveis de luxo… Além da marca de superdesportivos de luxo, apenas a Citroën foi verdadeiramente capaz de produzir um modelo luxuoso e vanguardista muito desejado no seu tempo, o SM, que deixou de ser fabricado em 1975, sendo atualmente um clássico bastante procurado e valorizado.
Antes disso, em 1955, o primeiro Citroën DS representou o culminar de um projeto de grande inovação tecnológica, no melhor espírito avant-garde que ainda hoje é visível, tanto ao nível do design como da tecnologia de ponta.
É este legado extraordinário que encontramos na base de todos os modelos da marca DS, criada em 2014 com o propósito de simbolizar o melhor savoir-faire francês no fabrico de automóveis de luxo.
Inovação e tecnologia
A segunda geração do DS 7 foi pensada para satisfazer os clientes mais exigentes e tech-savvy, que veem no automóvel que conduzem uma expressão da sua personalidade.
À vista, a silhueta do DS 7 mantém-se distinta, apenas com ligeiras alterações que a tornam mais afilada e desportiva. Mas quando observamos os detalhes da carroçaria percebemos que o nível de acabamento é excecional. A frente recebeu novos faróis que apresentam o mesmo layout, com três elementos óticos, mas contam agora com tecnologia de matriz de LED. A iluminação é mais poderosa em médios e máximos, mas os LED em forma de cubo de gelo já não rodam no interior da ótica quando se liga o carro. É o fim de uma reminiscência dos modelos DS “boca-de-sapo” que também tinham faróis rotativos.
As novas luzes diurnas criam um efeito de profundidade e brilho que lembra uma peça de joalharia incrustada no para-choques, de cada lado da grelha, igualmente redesenhada com um novo padrão em mesh. A assinatura luminosa é agora marcada pelos dois conjuntos de LED que formam os elementos verticais, cobertos por uma superfície de policarbonato gravada a laser e pintada no interior, na mesma cor da carroçaria. O resultado desta inovação que a marca batizou de DS LIGHT VEIL assemelha-se a um véu de luz contínua, que também acende e apaga quando o automóvel é trancado ou destrancado.
Na traseira, os LED nos blocos luminosos são cortados a laser, exibindo múltiplos “V” que lhes dão uma aparência tridimensional complementada com o logotipo DS aplicado sobre cromado na continuidade do farolim, alinhado com o pilar C. A evolução na traseira passa ainda pela colocação da logomarca DS AUTOMOBILES ao centro, na ligação entre os dois grupos óticos, onde antes estava a legenda CROSSBACK.
A personalidade do modelo é ainda vincada pelas formas dos painéis, com ligações bem elaboradas e uma pitada de excentricidade que reflete a linhagem Citroën DS, mas hoje em dia com mais bling-bling.
Conforto e requinte
A sofisticação continua no interior, onde os designers se empenharam em criar um habitáculo elegante, dinâmico e luxuoso. É mais espaçoso que os rivais de segmento e graças à ausência de tração integral há muito espaço para as pernas de quem viaja nos bancos traseiros, cujos encostos de cabeça reclinam eletricamente para facilitar a visibilidade. À frente, o painel de instrumentos fluido e a consola central elevada, onde pontifica um relógio analógico B.R.M., garantem uma aparência robusta ao conjunto, contribuindo para o ambiente chique e futurista que se vive a bordo do DS 7. Os interruptores em forma de diamante são tão marcantes como as costuras nos painéis e nos bancos em pele, forrados em padrão de bracelete.
Outra novidade é o ecrã de 12 polegadas onde está centralizado o novo sistema de informações e entretenimento multimédia, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. Algumas aplicações de segurança e apoio à condução também são operadas a partir daqui. É o caso do sistema de visão noturna DS NIGHT VISION que utiliza uma câmara de infravermelhos para analisar a estrada e faixas laterais, com capacidade para detetar ciclistas, peões e animais que podem estar distantes até 100 metros.
O design vanguardista e a qualidade dos materiais impressionam até os mais distraídos, quando se sentam ao volante, num ambiente que combina luxo e tecnologia de forma irrepreensível. Este, aliás, é um dos atributos que melhor distingue o DS 7 num segmento cada vez mais concorrido onde vai competir com alemães, britânicos, italianos e japoneses.
Conforto imbatível, acabamentos de luxo e tecnologia de ponta são os diferenciadores competitivos deste modelo que é um perfeito embaixador da tão francesa joie de vivre.
Potência e ecologia
A DS Automobiles equipou o novo DS 7 com diversos tipos de propulsores, apostando numa gama de três blocos híbridos plug-in com 225, 300 e 360 cavalos de potência. Aqui destacamos outra das inovações: uma nova bateria de 14,2 kWh que permite percorrer até 65 quilómetros em modo elétrico, sem emissões, no ciclo misto WLTP e até 81 quilómetros no ciclo urbano. O tempo de carregamento é de cerca de 120 minutos se utilizar um carregador de 7,4 kW.
O novo DS 7 E-TENSE 225 combina o motor a gasolina PureTech 180 com um motor elétrico de 110 cv e uma caixa automática de oito velocidades. Já os DS 7 E-TENSE 4×4 300 e DS 7 E-TENSE 4×4 360 introduzem a tração integral permanente, com um motor a gasolina PureTech 200 e motores elétricos de 110 e 112 cv em cada eixo. A versão mais poderosa dispõe de 360 cv e recebeu afinação específica da DS PERFORMANCE. O novo DS 7 está também disponível com um motor diesel BlueHDi de 130 cv.
Única marca bicampeã mundial de Fórmula E, com dois títulos de pilotos e equipas, em 2019 e 2020, a DS Automobiles está na liderança da eletrificação automóvel, produzindo pelo menos uma versão elétrica de cada modelo da gama, que será exclusivamente elétrica a partir de 2024.
A insígnia E-TENSE distingue as versões com motorizações 100% elétricas ou híbridas plug-in que podem atingir uma potência máxima de 360 cavalos na variante com tração integral.
Atualmente, a DS Automobiles está presente em 41 países através de uma rede de distribuição exclusiva que conta com mais de 400 DS STORES. A marca oferece também o serviço inovador “ONLY YOU – A Experiência DS”, um programa de atenção ao cliente que representa uma forte aposta na exclusividade para oferecer uma experiência única e memorável aos clientes mais exigentes.
O lançamento do novo DS 7 está previsto para o mês de outubro.