Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

A ONU vai abrir uma investigação para apurar “a verdade” sobre as explosões ocorridas na semana passada na prisão de Olenivka, numa zona separatista pró-russa, no leste da Ucrânia, anunciou esta quarta-feira o secretário-geral, António Guterres.

Decidi criar uma comissão de inquérito” após ter “recebido os pedidos da Federação Russa e da Ucrânia”, revelou Guterres, em conferência de imprensa, acrescentando que não tem autoridade para conduzir “investigações criminais“.

“Os temos de referência para esta missão de inquérito estão a ser preparados”, acrescentou o antigo primeiro-ministro português, esperando conseguir um acordo com a Rússia e a Ucrânia sobre esses mesmos termos.

“Esperamos obter todas as facilidades de acesso de ambas as partes e conseguir os dados necessários para apurar a verdade sobre o ocorrido“, acrescentou, adiantando, também, que procura pessoas “independentes e competentes” para integrar a missão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dezenas de pessoas morreram na semana passada, segundo o exército russo, após explosões na prisão de Olenivka, numa zona separatista pró-russa, no leste da Ucrânia, onde se encontravam soldados Ucranianos detidos em Mariupol.

Ucrânia acusa Grupo Wagner do ataque a prisão onde morreram 53 prisioneiros

Moscovo acusou Kiev de ter bombardeado a prisão, mas as autoridades ucranianas refutam as acusações e afirmam que, pelo contrário, os prisioneiros foram massacrados pelas forças russas.