O CEO da Lucid Motors, Peter Rawlinson, foi durante um período o engenheiro responsável pelo Model S da Tesla. Saiu para liderar a Lucid Motors, que tem no Lucid Air um dos melhores eléctricos do mercado. Porém, além do carro novo, o jovem construtor está a lidar com o arranque de uma nova fábrica e isto tem-se revelado difícil de optimizar, resultando em contínuos cortes da produção.
Chefe da Lucid diz a alemães que o Air é melhor que o Taycan
Ainda antes de começar a produzir o Air, Rawlinson dedicou-se a dar “bicadas” na concorrência. Além de criticar a Tesla, afirmou à imprensa alemã que o seu Lucid Air era claramente melhor do que o Porsche Taycan, sem que fosse ainda possível compará-los, criticando de caminho o engenheiro responsável pelo modelo alemão. Como seria de esperar, esta capacidade de fazer inimigos poderá sempre dar origem a reacções adversas, potencialmente mais evidentes assim que as dificuldades começarem a surgir. Para azar de Rawlinson, já começaram.
Numa fábrica que foi concebida para produzir 400.000 unidades por ano, o objectivo para 2022 era atingir 20.000 Air, sensivelmente o que a Porsche fabrica de Taycan e um pouco menos do que a Tesla constrói de Model S. Porém, problemas de qualidade, incêndios e dificuldades com fornecedores levaram a Lucid a colocar travões nas expectativas para este ano, reduzindo-as em Abril para o intervalo entre 12.000 e 14.000 unidades. Depois deste corte inicial de 40%, eis que bastou esperar poucos meses para que o volume de produção em 2022 caísse de novo, agora mais 50%, ficando reduzido a 6000/7000 veículos.
I had more kids in Q2 than they made cars!
— Elon Musk (@elonmusk) August 4, 2022
Esta sucessão de maus resultados fez despertar a vontade dos concorrentes acertarem contas em relação ao passado. Daí que o CEO da Tesla não tenha resistido em reagir a um comentário do analista Gary Black, em relação aos maus resultados obtidos pela Lucid Motors no 2.º trimestre – em que fabricou apenas 679 veículos e facturou 97 milhões de dólares. Black recordou ainda os avisos de Musk sobre as dificuldades no arranque da produção, ao que o CEO da Tesla respondeu com um tweet jocoso: “Fiz mais filhos no 2º trimestre do que eles fizeram carros.”
Obviamente trata-se de uma piada, com algum sabor a vingança, uma vez que Musk não teve 679 filhos no trimestre. Não teve mesmo nenhum, uma vez que os dois últimos elementos da sua prole são gémeos e terão nascido em Novembro, com o líder da Tesla e da SpaceX a somar, de momento, um total de nove filhos. De qualquer forma, um número mais impressionante, no que respeita a filhos, do que os 679 veículos montados pela Lucid de Abril a Junho.