O governo angolano anunciou este sábado de manhã que à tarde chegaria à capital, Luanda, o corpo de José Eduardo dos Santos, que morreu no passado dia 8 de julho.

Ao início da tarde, a urna do antigo Presidente da República deixava Barcelona, em Espanha, num avião da companhia aérea TAAG, com destino a Luanda, capital angolana. A forma como foi decidida a trasladação motivou críticas por parte de Tchizé e Isabel dos Santos, filhas de José Eduardo dos Santos.

Funeral de José Eduardo dos Santos será a 28, após corpo chegar esta tarde a Luanda

As imagens abaixo mostram o momento que o caixão foi colocado no interior da aeronave que partiu para Luanda, onde chegaria mais de sete horas depois.

5 fotos

A viagem do corpo do antigo Presidente de Angola até à capital desse país durou mais de sete horas e, nas ruas, já se sentia um certo desgaste em relação ao processo de trasladação. Existia mesmo quem considerasse que, depois do tratamento de João Lourenço ao antigo Presidente em vida, a chegada do corpo de José Eduardo dos Santos podia já não mudar muito no que respeita à intenção de voto nas eleições gerais de Angola, que se realizam a 24 de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A rota do avião que transportou José Eduardo dos Santos

O corpo de José Eduardo dos Santos chegou a Luanda por volta das 19h16. A viúva do antigo Presidente, Ana Paula Santos, e a filha Joseane deslocaram-se também até à capital angolana.

No aeroporto 4 de Fevereiro encontravam-se vários membros do governo do país, nomeadamente os ministros dos Transportes, da Defesa, de Estado para a Área Social, da Comunicação Social, e da Administração Territorial, Marcy Lopes — que é também porta-voz da Comissão das Exéquias Fúnebres. João Lourenço não estava. A urna do antigo Presidente estava coberta com uma bandeira de Angola.

À saída do aeroporto havia perto de uma centena de populares para receber o antigo Presidente. Daí o corpo foi transportado para Miramar, mansão onde viveu antes de se fixar em Barcelona.

Esses homens e mulheres, alguns com camisolas do MPLA, terão viajado até ao local em dois autocarros. No final, saíram pela Avenida Ho Chi Min em direção à Praça da Independência, onde o MPLA tem sempre alguma atividade eleitoral.

6 fotos

Cerca de vinte minutos depois de ter deixado o aeroporto, o corpo de José Eduardo dos Santos já estava a entrar em Miramar. À chegada, estavam muitas pessoas para receber o antigo Presidente com gritos como “o povo está contigo”.

No interior da mansão, antiga residência oficial, realizou-se o velório. Na cerimónia estiveram, além da família, vários ministros sentados num espaço criado no campo de basquetebol do antigo chefe de Estado. João Lourenço, Presidente de Angola, também não esteve no local.

O padre começou a cerimónia com uma mensagem de pesar pela morte de José Eduardo dos Santos, lembrando a fragilidade da vida humana: “Irmãos, irmãs. A morte do nosso querido irmão José Eduardo dos Santos enche-nos de tristeza e recorda-nos como é frágil e breve a vida do homem, mas neste momento de tribulação conforta-nos a nossa fé. Cristo vive eternamente e o seu amor é mais forte do que a morte”.

Os irmãos de José Eduardo dos Santos não marcaram presença no velório e dos filhos, apenas os que tinha em comum com Ana Paula estiveram no local.

9 fotos

Num velório que contou com mais jornalistas do que familiares e amigos, qualquer cidadão podia entrar. No local, a fila de pessoas à porta foi entrando em pequenos grupos, de cerca de 10 pessoas. Alguns, como constatou o Observador, entravam a chorar.

Durante a noite, as luzes chegaram a ser desligadas num determinado momento e no exterior da mansão em Miramar esta foi a reação dos homens e das mulheres, que gritaram por “Zédu”.

Para a cerimónia fúnebre, o corpo do antigo Presidente de Angola será preparado por especialistas, uma vez que não será enterrado, mas colocado num jazigo num espaço criado pelo Estado. Segundo o ministro de Estado Francisco Furtado esse local tem sido classificado informalmente como “Panteão Nacional” (ainda que a designação oficial não esteja, para já, fechada). O funeral de José Eduardo dos Santos deverá realizar-se no dia 28 de agosto.