Um grupo de hackers alega que conseguiu aceder a dados de milhares de clientes da TAP, avança a CNN Portugal. Esta será pelo menos a informação que consta de uma publicação no blog do grupo na deepweb. “Há vários dias, a TAP Air Portugal fez um comunicado de imprensa onde afirmava com confiança que repeliu com sucesso o ataque cibernético e nenhum dado foi comprometido (mas temos algumas razões para acreditar que centenas de gigabytes podem estar comprometidos)”, escreveu o grupo citado pela CNN.

Em comunicado emitido ao início da noite, a empresa reagiu ao que definiu como “alegações de um grupo organizado de crime informático de que terão sido roubados dados de clientes”. A TAP disse ter sido “vítima de um ciberataque, ato prontamente comunicado às autoridades competentes”.  Recorde-se que, após a deteção de incidentes de cibersegurança, as empresas estão obrigadas a iniciar diligências junto de várias entidades, incluindo a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

Sem confirmar ou negar o acesso aos dados, a companhia aérea garantiu que “continua a adotar, com o apoio de uma entidade externa internacional e em articulação com as autoridades, todas as medidas de contenção e remediação adequadas para proteger a empresa e os seus clientes”.

A TAP anunciou na passada sexta-feira que foi alvo de um ataque informático, detetado na noite de quinta-feira, dizendo que “os mecanismos de segurança da TAP foram prontamente acionados e os acessos indevidos bloqueados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta sexta-feira, numa primeira fase, questionada pelo Observador sobre esta publicação, fonte oficial da TAP indicou que a empresa tinha conhecimento da publicação em causa e que estava a investigar. A empresa remeteu esclarecimentos para o comunicado feito na semana passada, onde era referido que “não foi apurado qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de clientes”. Nessa mesma nota, a empresa sublinhava que a “integridade operacional está garantida”.

TAP foi alvo de ciberataque. Companhia diz que integridade operacional “está garantida”

*Notícia atualizada às 22h05 de 30 de agosto de 2022 com a nova reação da TAP