A Maserati surpreendeu o mercado ao surgir com uma versão eléctrica do seu GranTurismo, com 1200 cv. O construtor italiano do Grupo Stellantis, apesar de não figurar entre os primeiros a oferecer veículos a bateria, conseguiu saltar directamente para a liderança, batendo especialistas como a Tesla e a Lucid e, mais confortavelmente, as propostas mais luxuosas dos fabricantes alemães.

Mais do que ultrapassar a potência da concorrência eléctrica, a Maserati conseguiu chegar à tecnologia dos motores alimentados por energia armazenada em acumuladores antes de referências do mercado como a Ferrari e Lamborghini. Qualquer uma delas, apesar de mais desportivas do que luxuosas, quando comparadas com a Maserati, ainda não começaram a oferecer modelos eléctricos. Mas mesmo considerando as mecânicas a combustão, estão muito longe dos 1200 cv que a Maserati estabeleceu agora como fasquia.

Maserati bate Ferrari e Lamborghini com Folgore

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Denominado Folgore, por ser eléctrico, o novo GranTurismo começou por ser revelado camuflado, mas mais recentemente surgiu completamente desprovido de protecções visuais, destinadas a esconder as reais formas e proporções do coupé com 2+2 lugares. Assim, tornou-se possível antecipar o que o fabricante vai começar a comercializar dentro de meses, com a garantia de que os 1200 cv do GranTurismo Folgore vão praticamente duplicar a potência do Maserati mais potente a gasolina, mais precisamente o MC20 de 630 cv.

1200 cv. Maserati GranTurismo Folgore foi “caçado”

Além da potência brutal, o que lhe garantirá uma capacidade de aceleração acima da média, o GranTurismo Folgore será capaz de recarregar rapidamente, uma vez que usufrui de um sistema eléctrico a 800 volts. Isto porque a Maserati trouxe para os veículos de série eléctricos a tecnologia da sua equipa de Fórmula E, uma forma de rapidamente estar ao nível dos melhores nesta tecnologia. Daí que a marca revele que o seu GranTurismo Folgore será capaz de superar 322 km/h e ir de 0-100 km/h em menos de 2,7 segundos. Tudo isto com uma bateria que deverá possuir uma capacidade de 100 kWh, com a Maserati a esperar recarregá-la a 300 kW.