Uma freira italiana, de 83 anos, foi morta num ataque na terça-feira à noite na missão onde vivia, na cidade de Nacala, em Moçambique, enquanto outras duas conseguiram escapar, anunciaram esta quarta-feira os Missionários Combonianos.

Os rebeldes atacaram a missão, incendiando todos os edifícios. A irmã Maria, missionária comboniana nascida na cidade de Vittorio Veneto (norte), morreu durante a emboscada. Todos os sobreviventes estão agora a fugir para Nacala”, disse a secretária geral das Irmãs Combonianas em Itália, Enza Carini.

Segundo a mesma fonte, outras duas freiras da comunidade, uma italiana e outra espanhola, “conseguiram escapar e esconder-se na floresta, juntamente com um grupo de raparigas”.

A freira, que vivia em Moçambique desde 1963, estava na missão de Chipene, na diocese de Nacala, que albergava centenas de pessoas que fugiam dos combates no norte do país, explicou a fonte.

De acordo com relatórios enviados à agência missionária Fides, os atacantes destruíram as estruturas da missão, incluindo a igreja, o hospital e a escola primária e secundária, e a freira italiana levou um tiro na cabeça quando tentou chegar ao dormitório onde se encontravam os poucos estudantes restantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outros dois missionários italianos que se encontravam na missão foram poupados, disseram os Missionários Combonianos de Pordenone, Itália.

O arcebispo de Nampula, Inacio Saure, disse não ter a certeza sobre identidade dos autores do ataque, mas considerou que “seja muito provável” tratar-se de terroristas islâmicos.

A província de Nampula, juntamente com Cabo Delgado, é palco da instabilidade causada pela presença de grupos terroristas ligados ao Estado Islâmico.

Cabo Delgado depois da retomada de Mocímboa da Praia: a evolução do conflito e a hipótese de negociar com os insurgentes

Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa exprime a sua solidariedade ao povo irmão moçambicano, no momento em que mais um ataque terrorista causou vítimas inocentes no norte do país, esperando que a paz possa rapidamente voltar aquela importante região.

Notícia atualizada às 22h40 de 7 de setembro de 2022