A Polónia vai pedir, uma vez mais, à Rússia que devolva sete quadros do museu Pushkin State Museum of Fine Arts, em Moscovo, que foram saqueados pelo Exército Vermelho durante a II Guerra Mundial. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura polaco, Piotr Gliński, que frisou também que “cerca de 20 pedidos anteriores” do mesmo género feitos anteriormente continuam sem qualquer resposta.

Entre os pedidos já feitos pelos polacos estão arquivos de Aushwitz, obras de Dürer, Holbein e Cranach e ainda manuscritos de autores polacos. “Até hoje o governo [russo] não respondeu a qualquer um dos pedidos”, disse o ministro Piotr Gliński, em conferência de imprensa, citado pelo The Guardian.

Piotr Gliński detalhou ainda que a Rússia foi o único país a não responder aos pedidos feitos pela Polónia e que, desde 2016, o país já conseguiu recuperar mais de 600 obras de arte. O último pedido feito pelo governo polaco diz respeito a sete obras de artistas italianos dos séculos XIV e XVIII — onde se incluem obras de Spinello Aretino e Lorenzo di Credi — que estão no Pushkin State Museum of Fine Arts.

Antes da Guerra, as obras integravam as coleções da família Czartoryski em Gołuchów, no Palácio Wilanów, e em Poznań, Wroclaw e Lodz. “O rasto de centenas de milhares de obras levam-nos até à Rússia e às ex-repúblicas soviéticas”, disse o ministro Gliński garantido que a Polónia “não vai parar de procurar pedaços da cultura que foram saqueados” durante a Guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR