As séries FH, FM e FMX dos camiões da Volvo Trucks são os modelos mais emblemáticos dos veículos pesados da marca sueca, representando 66% do seu volume de vendas e assumindo-se, simultaneamente, como os camiões capazes de lidar com mais peso. Pois são exactamente estes modelos, os maiores dos quais são tractores para puxar semi-reboques, que o construtor sueco começou a fabricar em série, em versão 100% eléctrica.

Depois de proceder a um período de desenvolvimento, a Volvo Trucks, empresa que hoje nada tem em comum com a Volvo Cars, começou a produzir veículos pesados eléctricos a bateria. Não são camiões distintos dos que montam as tradicionais mecânicas a gasóleo, mas sim os mesmos, adaptados agora às necessidades das baterias e dos motores eléctricos.

Estas alterações permitem à Volvo manter os FH e FM a gasóleo, os tractores semi-reboques que puxam 44 toneladas, passando a incluir também na sua oferta os FH Electric e FM Electric, para aqueles clientes que podem utilizar modelos com uma capacidade de carga similar, mas com uma autonomia inferior e tempo de recarga mais elevado, apesar de reivindicarem custos inferiores de utilização. O Volvo FMX Electric é um pesado ligeiramente diferente, com grande capacidade de carga, mas sem ter o tractor associado a um reboque, sendo indicado para minas e grandes obras de construção civil.

A Volvo acredita que, com esta abordagem, reforçará a sua capacidade de oferecer uma gama composta por 50% de camiões eléctricos até 2030. O facto de o fabricante começar pelos veículos maiores e mais caros deve-se à possibilidade de mais facilmente poderem absorver os ainda elevados custos e peso das baterias, que todos esperam que se reduzam nos próximos anos de forma acelerada.

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Os camiões eléctricos da Volvo serão fabricados na Suécia, em Gotemburgo, com os packs de baterias a serem montados com base em células geradas pela Samsung, sendo que a montagem dos packs tem lugar em Gante, numa fábrica da Volvo Trucks. O trabalho dos serviços comerciais da Volvo está bastante facilitado no que respeita aos pesados eléctricos, uma vez que mais de 2600 clientes que já confirmaram as suas encomendas, dos quais um milhar dizem respeito aos modelos de maior tonelagem, respectivamente os FH, FM e FMX, todos eles na versão Electric.

Estes três modelos de camiões eléctricos têm dois, três ou quatro eixos e montam dois ou três motores eléctricos, sendo a última solução a que fornece mais potência e mais força, atingindo 600 kW (cerca de 816 cv) e um binário de 2400 Nm. Para alimentar estes motores, a Volvo desenvolveu módulos de baterias com 90 kWh, com os FM Electric a poderem montar entre dois e seis módulos, o que lhe garante capacidades entre 180 kWh e 540 kWh. Os FH Electric e FMX Electric podem apenas usufruir de quatro ou cinco módulos, ou seja, entre 360 e 450 kWh. As baterias podem ser recarregadas a 43 kW em AC, ou 250 kW em DC, garantindo uma autonomia superior a 300 km, com a bateria de maior capacidade, mesmo com carga máxima.