A cerimónia anunciava-se única, cheia de pompa, circunstância e muita solenidade. A família de Isabel II juntou-se toda e viajaram para Londres representantes de monarquias de outros países, políticos bem conhecidos e figuras próximas da monarca. A Abadia de Westminster encheu-se com dois mil convidados que assistiram à primeira cerimónia fúnebre da Rainha.
Ao núcleo central da família real, encabeçado pelo Rei Carlos III e os seus irmãos e filhos, juntaram-se membros da família mais alargada, numa última homenagem à Rainha. Os pequenos príncipes George e Charlotte também acompanharam o funeral da bisavó, ao lado da mãe, Kate, a Princesa de Gales, e captaram muitas atenções. Também a tia, Meghan Markle, esteve em destaque, uma vez que acompanhou os cortejos fúnebres com as restantes mulheres da família real.
George e Charlotte. A simbólica presença no funeral (e uma pregadeira para Isabel II)
Foram muitos os monarcas que marcaram presença na despedida de Isabel II. A Reis e Rainhas europeus juntaram-se também monarcas de outras partes do mundo, como por exemplo, da Malásia ou da Jordânia. Pela primeira vez em cerca de dois anos, os quatro reis de Espanha, Felipe e Letizia com os eméritos Juan Carlos e Sofia, foram vistos juntos, uma vez que se sentaram lado a lado na cerimónia. A rainha emérita dos Países Baixos também esteve presente, com os atuais reis, Willem Alexander e Máxima. A Rainha Margarida da Dinamarca, atualmente a única monarca mulher na Europa e a reinante viva mais antiga, fez-se acompanhar pelo filho e herdeiro, o príncipe Frederico.
Os filhos da Rainha Consorte, Camilla, e os pais da Princesa de Gales, Kate Middleton, fizeram parte da lista de convidados e também estiveram presentes na Abadia de Westminster.
Foram também muitos os políticos que estiveram presentes em representação dos seu países, como por exemplo o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Joe Biden ou Emmanuel Macron, acompanhados pelas respetivas primeiras damas. Do próprio Reino Unido juntaram-se à nova primeira-ministra, Liz Truss, seis antigos ocupantes do cargo, John Major, Tony Blair, Gordon Brown, David Cameron, Theresa May e Boris Johnson.
Veja na galeria em cima quem esteve presente nas cerimónias fúnebres de Isabel II.
Funeral de Isabel II: quem foi convidado, quem vai e quem estará ausente