Morreu, aos 80 anos, o astronauta que mais tempo passou no espaço de uma só vez: o cosmonauta Valeri Polyakov. A causa e data da morte não foram divulgadas, de acordo com o jornal The New York Times.

Entre 1994 e 1995, Polyakov esteve quase 438 dias seguidos no espaço, em órbita em torno da Terra, dentro da estação espacial Mir. Isto depois de já ter estado cerca de oito meses (241 dias) em órbita entre 1988 e 1989.

  • O russo Gennady Padalka foi o astronauta que mais tempo passou no espaço — 878 dias (todos somados) —, contando a missão que fez na Mir e as quatro missões na Estação Espacial Internacional.

Os cerca de 14 meses passados no espaço — de 8 de janeiro de 1994 a 22 de março de 1995 — são bem mais do que os estimados nove meses para chegar a Marte e, já na altura, o objetivo era perceber qual o impacto na saúde de uma viagem tão longa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Peggy Whitson é a astronauta da NASA que mais tempo passou no espaço: 665 dias (pouco menos que os 679 de Polyakov), somadas todas as viagens realizadas, 289 dias de uma só vez.

A morte foi anunciada pela agência espacial russa, Roscosmos, que afirma que as experiências do cosmonauta, que nessa viagem deu mais de 7.000 voltas à Terra, permitiram certificar que o corpo humano aguentava voos além da órbita do nosso planeta e que as capacidades cognitivas não ficaram comprometidas depois de tanto tempo no espaço.

  • O astronauta norte-americano Scott Kelly passou um ano (entre 2015 e 2016) na Estação Espacial Internacional para avaliar o impacto da microgravidade no organismo por comparação com o irmão Mark Kelly, também astronauta, que tinha ficado na Terra.

Nessa viagem, o cosmonauta fez exercício físico para contrariar os potenciais efeitos da microgravidade na massa muscular e fez questão de sair pelo próprio pé depois da Soyuz o ter trazido de volta à Terra (o que não acontece normalmente no regresso dos astronautas).

NASA. Estar no espaço muda o corpo dos astronautas, mas (quase) tudo volta ao normal

Polyakov, o cosmonauta médico que seguiu as pegadas de Boris Yegorov

Valery Ivanovich Korshunov nasceu em Tula, uma cidade a sul de Moscovo, a 27 abril de 1942 — mudou de nome depois de adotado pelo padastro. Primeiro formado como médico, cedo se interessou pelos voos espaciais e, em 1971, passou a integrar o Instituto de Problemas Biomédicos de Moscovo.

  • O russo Boris Yegorov foi o primeiro médico numa missão espacial e fez parte da primeira tripulação com mais do que um astronauta a bordo (todos eles cientistas).

Depois de passados os devidos exames, em 1972, Polyakov tornou-se o primeiro cosmonauta médico do instituto, mas o primeiro voo só aconteceu em 1988 com a sexta missão da Soyuz à estação espacial soviética Mir, de acordo com a enciclopédia Britannica. Antes dele, também o médico Boris Yegorov tinha feito uma viagem espacial — uma viagem de um dia em outubro de 1964.

  • O cosmonauta Yuri Gagarin tornou-se, a 12 de abril de 1961, o primeiro humano a viajar no espaço depois de ter completado uma volta em torno do planeta Terra.

Depois da primeira viagem ao espaço, em 1989, Polyakov tornou-se diretor do Instituto de Problemas Biomédicos e tinha como objetivo aperfeiçoar a estratégia do apoio médico nas missões à Mir (lançada em 1986 e que esteve em funcionamento até meados do ano 2000).

Em 1995, após o regresso da segunda missão (a 18.ª da Soyuz), o cosmonauta médico retirou-se do serviço espacial, mas continuou a acompanhar e apoiar a segurança médica nas missões na estação espacial Mir e nos programas soviéticos de viagens de longa duração no espaço.

Última atualização às 12h50