Como acontece anualmente, o júri do concurso Furgão Internacional do Ano reuniu-se para eleger o que consideram ser o melhor veículo desta categoria. Não se trata da eleição do melhor furgão eléctrico, mas sim do melhor furgão sem quaisquer limitações em relação ao tipo de motorização. Ainda assim, os primeiros classificados estão todos equipados com motores eléctricos alimentados por bateria.

A disputar a primeira posição estiveram o Volkswagen ID. Buzz Cargo e a Ford Pro E-Transit, com os 24 jurados a atribuir 110 pontos ao furgão da VW, o que lhe permitiu vencer com uma vantagem de 10 pontos sobre o concorrente da Ford. Supomos que a estética e a maior eficiência energética, fruto de ser o único a possuir uma plataforma específica para modelos a bateria, facilitaram a tarefa do ID. Buzz Cargo, a versão comercial do ID. Buzz de passageiros.

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Depois da VW e da Ford arrecadarem as duas principais posições do pódio, a 3.ª posição foi entregue ao Renault Kangoo E-Tech e aos “seus irmãos”, respectivamente o Nissan Townstar Zero-Emission e o Mercedes eCitan. A partilha do 3º lugar deve-se ao facto de serem todos produzidos pela Renault e sobre o chassi e mecânicas do Kangoo. Curiosamente, o Kangoo e companhia conquistaram o título na edição anterior do concurso, mas com as versões equipadas com motores de combustão.

O ID. Buzz Cargo, concebido em cima da plataforma MEB, que também é utilizada nos VW ID. 3 e ID. 4, além dos Audi Q4 e-tron, Skoda Enyaq iV e Cupra Born, é proposto aos clientes com um motor eléctrico instalado no eixo traseiro, com 204 cv. Em termos de bateria, tem uma capacidade bruta de 82 kWh, dos quais 77 kWh são úteis, o que deverá garantir uma autonomia em WLTP de 418 km. Valor que obviamente tende a “encolher” se a capacidade de carga for totalmente aproveitada.

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