As autoridades norte-americanas alertaram a população sobre possíveis tornados, tempestades ou inundações repentinas devido ao furacão Ian, que não deve deixar a Florida até quinta-feira — depois de ter atingido esta quarta-feira Cayo Costa.

Furacão Ian já provocou pelo menos 17 mortos na Flórida. Dirige-se aos estados da Geórgia, Carolina do Norte e do Sul

De acordo com a CBS News, quando o furacão começou a atingir a Florida com chuvas e ventos fortes já cerca de 2,5 milhões de pessoas estavam sob ordens de retirada obrigatória. Mais de 600 mil habitantes do estado norte-americano ficaram sem eletricidade à medida que o centro da tempestade se aproximava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo desta quarta-feira têm sido partilhados diversos vídeos nas redes sociais que mostram a força do vento, inundações e os “perigos” de entrar na água. Os satélites da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) capturaram imagens do interior olho do furacão à medida que este se aproximava da Florida.

Pelas redes sociais circula também de um centro comercial a desabar em Jacksonville, cidade com perto de 900 mil habitantes do estado da Florida. O momento foi captado em direto pela estação local de televisão WTLV.

Em Fort Myers, a força da água não demoveu um grupo de pessoas de se aventurar a nadar. O especialista em furacões Zach Covey partilhou o momento no Twitter, mostrando-se incrédulo e alertando para os perigos da situação.

Outros vídeos publicados nas redes sociais mostram, nessa cidade na Florida, carros submersos e a forma como o vento faz abanar fortemente as palmeiras.

No Aeroporto North Perry, em Broward County, na Florida, um tornado danificou vários aviões, de acordo com o The New York Times, que tem acompanhado a evolução do furacão Ian ao minuto.

Ainda antes da chegada a terra do furacão Ian, a água em Tampa Bay recuou. Uma questão muito partilhada nas redes sociais, com o jornalista John-Carlos Estrada a recordar que algo semelhante aconteceu há cinco anos durante o furacão Irma.