790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Furacão Ian já provocou pelo menos 17 mortos na Flórida. Dirige-se aos estados da Geórgia, Carolina do Norte e do Sul

Este artigo tem mais de 1 ano

Ian perdeu força ao atravessar a Florida tornando-se uma tempestade tropical , mas tornou-se novamente um furacão nas águas do Atlântico e dirige-se aos estados da Geórgia, Carolina do Norte e do Sul.

Hurricane Ian makes US landfall as 'extremely dangerous' Category 4 storm
i

Furacão já tinha causado três mortes ao passar por Cuba, onde provocou a falha total da rede elétrica

Anadolu Agency via Getty Images

Furacão já tinha causado três mortes ao passar por Cuba, onde provocou a falha total da rede elétrica

Anadolu Agency via Getty Images

Continua a aumentar o número de vítimas mortais provocadas pela passagem do furacão Ian no estado norte-americano da Florida. O último balanço recolhido junto de fontes oficiais nos vários condados do estado — que nem sempre coincide com os números avançados pela comunicação social — aponta agora para 17 mortes associadas à tempestade, que entrou em terra na quarta-feira. Mas o número pode ser superior.

Oito das mortes confirmadas ocorreram no condado de Charlotte, na costa oeste e muito perto da área onde Ian chegou a terra — mas o vereador Joseph Tiseo, citado pela CNN, admite que o número pode ser superior. No condado de Lee, o autarca da cidade de Sanibel, Dana Souza, disse que quatro pessoas morreram em toda a ilha, mas a CNN já aponta para cinco vítimas mortais.

O condado de Sarasota registou duas mortes relacionadas com o furacão, disse a xerife Kaitlyn Perez à CNN. Uma pessoa que estava em cuidados paliativos num lar de idosos morreu no condado de Osceola, confirmou o diretor de Gestão de Emergências, Bill Litton, ao mesmo canal de televisão.

Um homem de 72 anos morreu em Deltona, condado de Volusia, após cair num canal enquanto usava uma mangueira para drenar a piscina, que estava a ser atingida pela chuva forte, explicou a polícia local. No condado de Lake, outro homem de 38 anos morreu num acidente após o automóvel ter deslizado numa estrada molhada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fotogaleria. Vento, chuva, carros submersos e os “perigos” de nadar: o furacão Ian em imagens

Biden: “Este pode ser o furacão mais mortal na história da Florida”

O Presidente dos EUA já reagiu ao impacto do furacão Ian no estado da Florida. Depois de ter declarado estado de emergência naquela região, Biden lembrou que o furacão “continua a mover-se pelo estado” esta quinta-feira e previu: “Este pode ser o furacão mais mortal na história da Florida”.

Os números ainda não são claros, mas estamos a ouvir relatos iniciais do que pode ser uma perda substancial de vidas. A minha mensagem para o povo da Florida e para o país é esta: em tempos como estes, a América junta-se. Vamos trabalhar juntos como uma equipa, como uma América”, acrescentou o Presidente dos EUA, esta quinta-feira, que falou na sede da Agência Federal de Gestão de Emergências, em Washington D.C.

O Furacão Ian atingiu Cayo Costa às 20h05 desta quarta-feira (em Portugal Continental, 15h05 na Florida, EUA), horas depois do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) ter alertado para “danos catastróficos” que o vento poderia vir a provocar. A tempestade atingiu a costa com ventos de 241 quilómetros por hora, provocando inundações e deixando mais de dois milhões de residências e empresas na Florida sem eletricidade. Também um gabinete das autoridades costeiras adiantou ter recebido muitos telefonemas de pessoas presas em casa.

“Não sabemos exatamente o que está lá fora. Há moradores que estão desesperados por ajuda. As suas casas estão em risco e as empresas também. E temos problemas com a água”, explicou esta madrugada de quinta-feira Carmine Marceno, do Condado de Lee. Neste momento, as autoridades estão com dificuldades em responder a todos os pedidos de ajuda que estão a chegar por telefone.

Hurricane Ian Slams Into West Coast Of Florida

Getty Images

Além do relato de várias casas danificadas pela chuva e vento fortes, a CNN relata que o telhado de uma unidade de urgência de um hospital desabou e implicou a mudança de cerca de 160 doentes para outras unidades. Este hospital ficou também sem ar condicionado, estando a funcionar com recurso a geradores.

Também durante a madrugada, pelo menos 18 pessoas desapareceram, na sequência do naufrágio de uma embarcação que transportava migrantes cubanos, perto do arquipélago de Keys, no sudoeste da Florida. Para já foram encontrados nove sobreviventes, disse a Guarda Costeira norte-americana que patrulha a fronteira dos EUA.

O governador da Florida, Ron DeSantis, declarou o estado de emergência e havia mobilizado cinco mil soldados da Guarda Nacional do estado, com outros dois mil de prontidão nos estados vizinhos.

Mais de 700 resgates confirmados ocorreram e certamente haverá muitos mais quando mais dados chegarem”, disse DeSantis.

Segundo a agência de notação Fitch Ratings, o furacão Ian terá causado danos materiais entre 30 mil milhões e 50 mil milhões de dólares (30,6 mil milhões e 51 mil milhões de euros).

Joe Biden declara emergência para a Florida por causa da tempestade Ian

O Presidente dos EUA, Joe Biden, também declarou o estado de emergência, autorizando o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenar o socorro a desastres e fornecer assistência para proteger vidas e propriedade.

Na noite de quinta-feira, mais de 2,3 milhões de habitações ou empresas estavam sem energia elétrica, segundo o site especializado PowerOutage.

Após perder força ao atravessar a Florida, tornando-se uma tempestade tropical, Ian tornou-se novamente um furacão nas águas do Atlântico e dirige-se atualmente aos estados da Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul, onde são esperadas inundações, tempestades e ventos fortes.

O furacão já tinha causado três mortes ao passar por Cuba, onde provocou a falha total da rede elétrica.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) disse que Cuba sofreu “impactos significativos” de tempestades e ventos sustentados de 205 quilómetros por hora.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora