António Costa começou por comunicar à câmara de Lisboa que ia falhar as cerimónias comemorativas do 5 de Outubro e já esta sexta-feira o seu gabinete confirmou ao Observador que o primeiro-ministro estaria ausente por “motivos pessoais“.  Mas num par de horas, tudo mudou. António Costa, sabe o Observador, ter-se-á apercebido que começando a cerimónia por volta das 12h00, já conseguiria estar presente e mudou de ideias.

O alinhamento oficial da cerimónia, como se pode comprovar no print screen em baixo, já previa a ausência do primeiro-ministro, bem como a sua substituição pela ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva. A troca fica agora sem efeito.

Excerto do alinhamento da sessão solene da comemoração do 112º aniversário da Implantação da República

Caso não estivesse presente, António Costa ia faltar a dois discursos de Marcelo Rebelo de Sousa em duas cerimónias consecutivas. Isto porque o primeiro-ministro já não tinha assistido ao discurso do Presidente da República nas comemorações do 10 de junho, então por motivos de saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde que é primeiro-ministro, António Costa só tinha faltado a uma cerimónia do 5 de outubro: a de 2019, por ser dia de reflexão, e ir a eleições no dia seguinte. António Costa será substituído na cerimónia pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Na cerimónia, como habitual, vão discursar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa o presidente da câmara de Lisboa, e o presidente da câmara de Lisboa. Carlos Moedas vai fazer o seu primeiro discurso de 5 de outubro. O autarca já tinha marcado presença, a convite de Fernando Medina, no 5 de outubro de 2021 (poucos dias depois de ser eleito), mas apenas para assistir à cerimónia.

Artigo atualizado às 18h08 com a informação de que António Costa, ao contrário do que tinha confirmado ao início da tarde desta sexta-feira, afinal vai à cerimónia do 5 do Outubro