O Presidente da República adiantou esta terça-feira ter “tomado a iniciativa” para telefonar a D. José Ornelas para o informar de que tinha enviado para o Ministério Público uma denúncia sobre um alegado encobrimento de casos de abusos sexuais num orfanato liderado por um padre dehoniano em Moçambique.

Denúncia de encobrimento de abusos sexuais contra bispo de Leiria. Caso foi investigado em Itália e Moçambique e arquivado

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa nega ter sentido a necessidade de falar com o atual bispo Leiria-Fátima: “O Dom José Ornelas disse ‘eu recebi esta comunicação e tal’. [E Marcelo respondeu] pois é verdade, olhe já foi mandado [para a Procuradoria Geral da República] como são mandados todos os casos assim”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo confirma que informou Ornelas de denúncia no Ministério Público

Explicando que a comunicação social lhe disse que tinha contactado D. José Ornelas, o chefe de Estado acrescentou que “essa pessoa [José Ornelas] sabia pela comunicação social há semanas da investigação”. A versão apresentada esta terça-feira por Marcelo é oposta à que Ornelas apresentou em entrevista à TVI, onde disse que no telefonema respondeu ao Presidente o seguinte: “Venho a saber agora que existe uma investigação”.

Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou também que o seu contacto com o bispo que preside à Conferência Episcopal Portuguesa possa ter colocado em causa a investigação em curso: “Não, pois a Presidência comunicou para investigação, soube pela comunicação social que estava a ser investigado, que o Ministério Público estava investigar. Não tinha nenhum problema”.

Sobre o processo de denúncia, Marcelo relatou que quando lhe chegou às mãos no Palácio de Belém “despachou para o chefe da Casa Civil, sem olhar sequer para o teor da suspeita, sem ler o teor da suspeita”, e mandou encaminhar para o Ministério Público, “dizendo: é uma suspeita de matéria criminal, faça-se como sempre”.