O resultado tinha sido o mesmo, a perceção do resultado foi diametralmente oposta (e os números finais também ajudavam nessa linha). Desde abril que o Benfica não tinha dois jogos consecutivos sem ganhar mas a forma como a equipa se bateu com o todo poderoso PSG na Luz, num duelo onde teve momentos por cima e terminou com a última oportunidade, quase apagou o nulo em Guimarães que travou a série de 13 vitórias consecutivas desde o início da época. Agora, antes da deslocação a França para defrontar outra vez Messi, Mbappé, Neymar e companhia, os encarnados recebiam o Rio Ave. Era só mais um jogo de Campeonato? Sim. Mas um jogo onde, além do enorme desgaste físico que a receção aos parisienses tinha deixado, havia a oportunidade de manter ou dilatar a vantagem de três pontos antes do clássico no Dragão.
“A equipa está bem, os jogadores que jogaram na quarta-feira de início estão um pouco cansados mas eu penso que é sempre bom sair do jogo com uma boa sensação. Estamos preparados para o próximo jogo. A nossa tarefa é estarmos prontos.Vamos jogar em casa, queremos lutar pelos três pontos. Penso sempre no onze para o jogo seguinte, só temos dois dias de repouso mas a minha decisão final será amanhã [sábado]. O Rio Ave é um adversário difícil, tem jogadores de qualidade e estamos preparados para um jogo difícil. Mudanças na equipa? É algo que eu estou sempre a pensar. A situação de agora é especial, entre quarta e sábado são três dias e depois são mais dois dias para o jogo seguinte. Temos de pensar na melhor abordagem. São decisões que vou tomar, a título definitivo, antes do jogo”, explicara Roger Schmidt.
⌚️Apito final: SLB 4-2 RAFC
????Depois de ter feito 22 faltas em Guimarães, um dos registos mais elevados da ????????Liga bwin numa partida, as águias registaram hoje o seu menor número de faltas frente ao ????Rio Ave: 3 faltas pic.twitter.com/Mj0uXeYiwJ
— Playmaker (@playmaker_PT) October 8, 2022
Fosse por questões físicas (Enzo Fernández assumiu após o jogo em Guimarães que se sentiu cansado e voltou a cair pela mesma razão a partir dos 60′ do encontro com o PSG) ou disciplinares (Rafa levava já quatro amarelos e estava em risco para o clássico), as probabilidades de alterações na equipa eram bem maiores do que o normal, tendo em conta que nos 15 jogos anteriores rodara apenas a posição de lateral direito e uma vez o meio-campo com Aursnes, além das trocas por lesões de David Neres e Morato.
⌚️Apito final: SLB 4-2 RAFC
O ????Benfica fez 13 remates à baliza, o melhor registo desta edição da Liga bwin 2022/23:
13 Benfica vs Rio Ave
12 Benfica vs Marítimo
11 FC Vizela vs Gil Vicente
11 SC Braga vs Arouca pic.twitter.com/vKO3jYmD0I— Playmaker (@playmaker_PT) October 8, 2022
“13 jogadores com mais minutos do que todos os outros? É um bom sinal, isto quer dizer que podemos jogar várias vezes com o mesmo onze inicial. Às vezes temos de fazer alterações porque há lesões. Há um novo treinador, novos jogadores, temos uma nova abordagem e por isso há a pressão para ganhar. Quando queremos conquistar títulos temos de estar preparados desde o primeiro minuto, temos de ter uma equipa confiável e se termos essa oportunidade de jogar com a mesma equipa em vários jogos vamos aproveitar. Mas cada jogo é um jogo e vou pensando o que é melhor para a equipa. Não posso dizer o que vai acontecer nas próximas semanas. Todas as pessoas à volta da equipa estão sempre a tentar ajudar os jogadores a recuperar da melhor forma possível”, comentara antes da partida com os vila-condenses.
⌚️Apito final: SLB 4-2 RAFC
????Há 10 épocas que o ????Benfica não marcava tantos golos em 9 jornadas: 23 golos pic.twitter.com/OG4apELkZg
— Playmaker (@playmaker_PT) October 8, 2022
“Todas as equipas estão motivadas para jogar com o Benfica, sentimos isso nos jogos fora de casa mas também em casa. As equipas são muito motivadas. Fico sempre impressionado com as abordagens dos outros treinadores. Têm autoconfiança, vêm jogar futebol e espero um jogo difícil desde o pontapé de saída. Mostrámos no jogo da Champions que estamos presentes, frente à Juventus fizemos um jogo muito bom”, acrescentara ainda sobre a receção ao Rio Ave, única equipa capaz de bater o FC Porto na Liga com 3-0 ao intervalo e com apenas uma derrota (Sp. Braga) nos últimos seis encontros realizados na prova.
⌚️Apito final: SLB 4-2 RAFC
O ????Benfica marcou 3+ golos em quatro dos cinco jogos na Luz para a ????????Liga bwin 2022/23.
As águias venceram as 5 partidas em casa para o campeonato, marcaram 18 golos e sofreram apenas 5. pic.twitter.com/o187ljD7eW
— Playmaker (@playmaker_PT) October 8, 2022
Desta vez, ou pela primeira vez, o alemão assumiu que a equipa não aguentaria mais um encontro sem alterações de fundo mas fez uma gestão inteligente dos principais elementos: primeiro, poupou os laterais (Bah e Grimaldo), um dos médios (Florentino Luís) e dois criativos (David Neres e Rafa); ao intervalo, e já a ganhar por 3-1 entre um festival de oportunidades perdidas, tirou Enzo Fernández e Gonçalo Ramos; no segundo tempo, com as contas resolvidas, também João Mário saiu mais cedo. No entanto, e como se viu ao longo dos últimos 45 minutos, ter ou não Enzo em campo não é a mesma coisa. Não é uma questão de desgaste mas sim de posição. De equilíbrios. De critério. De qualidade. E o argentino voltou a ser o Mago da vitória do Benfica, entre o bis do Feiticeiro Ramos e um momento de bruxaria de Jhonatan.
???????? Benfica ???? Rio Ave
Enzo Fernández ???????? deu, em apenas 45 minutos, mais um recital que encantou a Luz ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/7LBKql8zOj
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
⌚️Apito final: SLB 4-2 RAFC
Nos três jogos que o ????Benfica sofreu golos em casa para ????????Liga bwin 2022/23, as águias deram a volta ao resultado:
V 4-2 Rio Ave
V 2-1 FC Vizela
V 3-2 Paços Ferreira pic.twitter.com/lJnzLqOpVk— Playmaker (@playmaker_PT) October 8, 2022
Ficha de jogo
↓ Mostrar
↑ Esconder
Benfica-Rio Ave, 4-2
9.ª jornada da Primeira Liga
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, António Silva, Otamendi, Ristic; Aursnes, Enzo Fernández (Florentino Luís, 46′); Diogo Gonçalves, Draxler, João Mário (Rodrigo Pinho, 71′) e Gonçalo Ramos (Petar Musa, 46′)
Suplentes não utilizados: Helton Leite, Grimaldo, Bah, Brooks, David Neres e Rafa
Treinador: Roger Schmidt
Rio Ave: Jhonatan; Josué, Aderllan Santos, Patrick William (Miguel Nóbrega, 75′); Costinha, Guga, Samaris (Vítor Gomes, 65′), Miguel Baeza (Ukra, 54′), Pedro Amaral; Aziz (Hernâni, 75′) e Fábio Ronaldo (Leonardo Ruíz, 65′)
Suplentes não utilizados: Magrão, Amine, João Graça e Paulo Vítor
Treinador: Luís Freire
Golos: Fábio Ronaldo (6′), Gonçalo Ramos (13′ e 45+1′), Jhonatan (19′), Petar Musa (62′) e Guga (86′)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Costinha (57′), Petar Musa (58′) e Pedro Amaral (82′)
O encontro começou com Ristic a vestir a capa de Grimaldo e a subir pela esquerda como se fosse um ala a combinar com Diogo Gonçalves, tendo até uma maior veia aventureira em relação ao espanhol ao surgir na área para falhar o primeiro esboço de oportunidade do jogo já depois de um grande cruzamento tenso que não teve desvio na área (5′). No entanto, e logo no minuto seguinte, o Rio Ave inaugurou o marcador numa jogada de livro a nível de transição que teve Samaris a fazer o lançamento na profundidade para Aziz, o melhor marcador da equipa a assistir no corredor central Fábio Ronaldo e o avançado a picar por cima do ombro de Vlachodimos (6′). O 5x4x1 sem bola dos visitantes tinha direito a brinde mas falhou por muito o prémio. E foi uma mera questão de tempo até aos encarnados escreverem outra história no encontro.
[Clique nas imagens para ver os melhores momentos do Benfica-Rio Ave em vídeo]
???????? 17' | Benfica 1-1 Rio Ave
Enzo Fernández já leva 5 passes super aproximativos em apenas 15 minutos, e ainda não falhou nenhum#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/b19mOVVzf3
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
Logo de seguida e quase de rajada, Gonçalo Ramos desviou a rasar o poste um cruzamento rasteiro de João Mário à direita (8′). Três minutos depois, foi Diogo Gonçalves a ficar novamente perto do empate. O golo parecia uma questão de tempo e não demoraria muito mais, em mais uma prova de como o futebol ganha outra dimensão sempre que a bola passa pelos pés de Enzo Fernández: passe de génio do argentino a encontrar João Mário na área descaído sobre a direita, cruzamento tenso para Gonçalo Ramos e desvio do avançado isolado para o 1-1 (13′). Não ficaria por aí, neste caso com muito demérito próprio à mistura: Diogo Gonçalves viu um remate sair por cima prensado num defesa (16′), Jhonatan impediu o bis de Gonçalo Ramos após passe de Draxler (18′) mas teve depois um dos piores momentos da carreira, ao dominar uma bola sem oposição para a própria baliza e a fazer um autogolo digno de “apanhados” (19′).
???????? 26' | Benfica 2-1 Rio Ave
Gonçalo Ramos fez 6 remates nos primeiros 17 minutos#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/sW0oehP2nV
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
???????? 33' | Benfica 2-1 Rio Ave
Os 51 passes de Enzo Fernández até ao momento (100% de eficácia)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/PuFoR7pIQM
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
A “ordem natural” do encontro tinha sido retomada, com o Benfica a ter depois um período de controlo do jogo para controlar um início a todo o gás que deu também espaço para uma transição conseguida ao Rio Ave. No entanto, seriam apenas dez minutos para encher o balão e ter um final de primeiro tempo que acabou por decidir a partida: Jhonathan defendeu um grande remate à entrada da área que levava selo de golo (35′), Gilberto teve de seguida um cabeceamento à figura do guarda-redes brasileiro que merecia outra conclusão (36′), Diogo Gonçalves arriscou também de pé direito sem sucesso (37′). Havia confiança para dar e vender no processo, como se percebeu numa tentativa de remate de Enzo Fernández pouco depois do meio-campo (42′), e o argentino teria ainda tempo para assistir para o 3-1 de Gonçalo Ramos no primeiro minuto de descontos, numa grande receção na área após novo passe de antologia do médio.
???????? 41' | Benfica 2-1 Rio Ave
17-2 em remates#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/VDlUaiz3NS
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
???????? 45' | Benfica 3-1 Rio Ave
Em 45 minutos, Enzo Fernández bateu o recorde de passes super aproximativos (7) desta edição da #LigaBwin!#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/M69AxknnzB
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
???????? INTERVALO | Benfica 3 – 1 Rio Ave
???? Vila-condenses abriram o marcador logo a abrir
???? Mas aos 19 já a águia vencia, com a reviravolta a surgir de um “blooper” de Jhonatan
???? O líder chegou ao 3º ainda antes do descanso, com Ramos a bisar#SLBRAFC #LigaBwin pic.twitter.com/9Ym6ACCadd— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
A pensar já no encontro com o PSG, e percebendo da mossa que a partida com os franceses na Luz acabou por deixar, Schmidt optou por trocar logo ao intervalo Enzo Fernández e Gonçalo Ramos por Florentino Luís e Petar Musa. O Rio Ave também mostrou uma face um pouco mais capaz em termos ofensivos e capaz de jogar uns metros mais à frente mas o futebol do Benfica caíra sem o pêndulo argentino a meio-campo que domina todas as ações com ou sem bola. Pelo corredor central não dava, pelos laterais ainda havia capacidade de desequilíbrio e foi assim que nasceu o 4-1, com Ristic a ter mais um cruzamento tenso e rasteiro para a área e Musa a não perdoar (62′). Logo depois, em nova movimentação que começou em João Mário, Diogo Gonçalves veio da esquerda para o meio mas Jhonatan defendeu bem (65′).
???????? 65' | Benfica 4-1 Rio Ave
Enzo saiu ao intervalo e ainda é o jogador com mais passes certos (71/71)#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/rYWzakXSiJ
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
A partida estava de vez decidida, havendo pouco depois um dos momentos altos com o Estádio da Luz a aplaudir de pé a saída de Samaris, um momento que deixou o grego em lágrimas tal como já tinha sucedido poucos momentos antes do apito inicial. E houve um claro abaixamento do ritmo, da intensidade e da capacidade de provocar desequilíbrios no último terço, com Rodrigo Pinho a ter um remate de pé direito que saiu ao lado, Ristic a tentar um livre direto de pé esquerdo que saiu por cima e Guga a marcar o melhor golo do encontro, num remate em arco de fora da área sem hipóteses para Vlachodimos (86′). Pinho ainda marcou nos descontos após passe de Draxler mas o alemão estava fora de jogo (90+2′).
⚠️ Os 27 remates feitos pelo Benfica dentro da área do Rio Ave são os 2º maior registo de sempre desde que existe GoalPoint (15/16)!
O recorde são 29, num Benfica vs. Aves da época 19/20#LigaBwin #LigaPortugalBwin #SLBRAFC pic.twitter.com/UYS4ARtZT0
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022
???????? FINAL | Rio Ave ???? Benfica
???? Vila-condenses surpreenderam a abrir mas…
depois quase só deu SLB
???? Ramos (bis), Enzo e João Mário foram os maiores protagonistas, apesar de descansarem + cedo
???? Ratings em https://t.co/QZuwKyuNke #SLBRAFC #LigaBwin #LigaPortugalBwin pic.twitter.com/aN1QdUapmX— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2022