Uma mulher de 65 anos no Japão foi burlada por um vigarista que dizia ser um astronauta russo que precisava de dinheiro para voltar à terra para casar com ela.

O “casal” conheceu-se através da plataforma de encontros amorosos Tinder, e a vítima da história acabou sem 4,4 milhões de ienes (cerca de 30.000 euros). Segundo a televisão japonesa Asahi, citada pelo jornal britânico Daily Mail, o perfil do burlão estava repleto de fotografias do espaço e afirmava que estava na Estação Espacial Internacional.

Com o desenrolar das conversas, a dupla “apaixonada” começou a planear uma vida em conjunto. O astronauta dizia que queria casar com a sexagenária que não é identificada, e mudar-se para o Japão. Para a história feliz ser possível, o jornal britânico adianta que entre 19 de agosto e 5 de setembro, a mulher enviou a quantia que o futuro marido necessitava para cobrir o custos do foguetão e das taxas de aterragem.

A mulher só desconfiou de que estaria a ser enganada quando o astronauta ousou pedir ainda mais dinheiro alegando ter outras despesas no espaço com as quais não contava, escreveu o jornal El País. Decidiu mais tarde entregar o caso à polícia japonesa com a suspeita, que se veio a confirmar, de ser uma burla na internet.

Ainda não é conhecida a identidade deste burlão que com um argumento inverosímil — astronauta russo preso no espaço — conseguiu roubar uma enorme quantia de dinheiro, num universo onde várias burlas têm sido noticiadas no Tinder. Aliás, um dos mais famosos deu mesmo  lugar a um documentário da Netflix.

“O Impostor do Tinder”. As fraudes de milhões de um vigarista do amor digital

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR