O jornalista norte-americano Bob Woodward, célebre por ter sido um dos protagonistas da investigação jornalística ao escândalo Watergate, que levou à demissão do Presidente dos EUA Richard Nixon em 1974, vai lançar na próxima semana um audiolivro com oito horas de gravações de 20 entrevistas com Donald Trump — durante as quais o antigo Presidente norte-americano fala extensamente sobre a sua relação com Kim Jong-un e Vladimir Putin, sobre o armamento nuclear dos EUA, sobre a pandemia da Covid-19 e sobre o seu modo de administrar a Casa Branca.

De acordo com a CNN, que esta quarta-feira publica alguns excertos do audiolivro, uma das grandes revelações da obra é a de que Donald Trump não tinha qualquer plano quando, em 2018, se envolveu numa disputa retórica com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, sobre o poderio nuclear de cada um dos países, chegando mesmo a afirmar que tinha um botão nuclear “muito maior e mais poderoso” do que o norte-coreano.

Numa das entrevistas que surgem neste audiolivro, gravada em dezembro de 2019 na Sala Oval, o famoso escritório do Presidente dos EUA, Bob Woodward pergunta a Donald Trump se o objetivo daquela retórica dura contra Kim Jong-un tinha como objetivo convencer o líder norte-coreano a negociar. Mas Trump assume honestamente: “Não, não. Foi por uma razão qualquer, foi, quem sabe, instintivamente. Falemos do instinto, está bem? Porque, na verdade, não sabemos o que vai acontecer, mas era uma retórica muito forte. A mais forte.” Depois, o então Presidente norte-americano mostrou ao jornalista uma série de fotografias ao lado de Kim na zona desmilitarizada da Coreia.

Trump responde a Coreia do Norte. “O meu botão nuclear é maior e mais poderoso do que o dele”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na introdução do livro, Bob Woodward explica que a sua decisão de publicar o audiolivro, que será a mais completa coleção de gravações de Donald Trump a pronunciar-se sobre a sua presidência, se prende com a importância de ouvir Trump de viva voz. “Ouvir Trump a falar é uma experiência completamente diferente de ler as transcrições ou de ouvir alguns excertos de entrevistas na televisão ou na internet”, diz Woodward, citado pela CNN, acrescentando que Donald Trump é “cru, profano, divisivo e enganador”, usando uma linguagem “frequentemente retaliatória”.

“Ainda assim, também é possível ouvi-lo a interagir e a entreter, a rir-se, sempre o anfitrião. Ele está a tentar conquistar-me, vender-me a sua presidência. Um vendedor a tempo inteiro”, diz o jornalista, acrescentando que tinha o objetivo de publicar o máximo possível de gravações de voz de Trump, não apenas para o registo histórico, mas também “para que as pessoas possam ouvir, julgar e fazer as suas próprias avaliações”.

Noutro excerto divulgado pela CNN, Donald Trump falou sobre o processo de escrita dos seus discursos e garantiu que todo o processo gira em torno de si próprio: “Há pessoas que vêm com ideias, mas as ideias são minhas, Bob. As ideias são minhas. Quer saber uma coisa? Tudo é meu. Sabe? Tudo. Cada parte.”

O Presidente Donald Trump reflete também sobre as suas relações com outros líderes internacionais, incluindo Vladimir Putin ou Recep Tayyip Erdoğan. “Gosto de Putin. A nossa relação deveria ser uma relação muito boa. Defendi que devíamos entender-nos com a Rússia, a China e toda a gente. Entendermo-nos com a Rússia é uma coisa boa, não é uma coisa má, certo? Especialmente porque eles têm 1.332 ogivas nucleares”, disse Trump a Bob Woodward.

Dizendo que habitualmente tem melhores relações com líderes mundiais “quando mais duros e mais maus forem”, Donald Trump salientou que se dá muito bem com o Presidente turco. “Dou-me muito bem com Erdoğan, apesar de não ser suposto fazê-lo porque toda a gente diz que ele é um tipo horrível. Mas, sabe, isso para mim funciona bem.”

O audiolivro de Bob Woodward será publicado na próxima terça-feira, dia 25 de outubro.

Conversas de Trump com jornalista Bob Woodward publicadas em audiolivro