72 minutos, o Manchester United empatado sem golos em casa contra o Newcastle, Cristiano Ronaldo substituído. A decisão de Erik ten Hag de tirar o internacional português nos últimos 20 minutos da receção aos magpies, principalmente depois de ter o ter lançado no onze inicial, fez correr muita tinta — e também muitas palavras. A reação do avançado foi notória, em bom português e com expressões repetidas enquanto saía do relvado, e as imagens correram o mundo.

O Manchester United acabou mesmo por empatar, tropeçando mais uma vez na Premier League e permitindo a aproximação precisamente do Newcastle, que ficou a apenas um ponto dos red devils, e poucos entenderam o momento em que o treinador neerlandês optou por retirar de campo aquele que foi o melhor marcador da equipa na época passada quando era preciso um golo. “Acho que nenhum jogador fica satisfeito quando é substituído, sobretudo o Ronaldo. Entendi de uma forma normal e não tenho nenhum problema com isso. Tem de me convencer que merece ficar. Claro que ele tem a convicção de que devia ter ficado porque ia marcar um golo mas isso tem a ver com a qualidade dele”, explicou Ten Hag após o final da partida.

A homenagem, dois golos anulados e uma substituição polémica: Ronaldo sai em choque com Ten Hag, United não passa do nulo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, pelo meio, já esta segunda-feira, houve gala da France Football. Cristiano Ronaldo não compareceu no Théâtre du Châtelet, em Paris, e ficou no 20.º lugar da lista final da Bola de Ouro que Karim Benzema conquistou — terminando fora do top 6 pela primeira vez desde 2007, sendo que entre 2010 e 2021 só tinha ficado fora do pódio em duas ocasiões, e deixando também de ser o melhor português face à 14.ª posição de Rafael Leão. Esta quarta-feira, apenas dois dias depois, o Manchester United recebia o Tottenham em Old Trafford. E Antonio Conte, treinador dos spurs, garantia que a era de Ronaldo ainda não terminou.

“Seria a última pessoa a duvidar de Cristiano. Na época passada fez-nos três golos. Cruzo os dedos para que isso não se repita! Perdemos contra ele, não foi contra o United. É espantoso e ainda faz a diferença. Juntamente com Messi, Ronaldo marcou a história do futebol nos últimos 10, 15 anos. Tenho uma enorme admiração por ele”, atirou o técnico italiano, que naturalmente lançava Kane, Son e Perisic no onze inicial do Tottenham. Do outro lado, Cristiano Ronaldo voltava ao banco de suplentes, com Rashford a ser a referência ofensiva e Diogo Dalot e Bruno Fernandes a manterem a titularidade.

A primeira parte terminou sem golos e também sem oportunidades de relevo, ainda que o ascendente do Manchester United fosse claro. A equipa de Erik ten Hag dominou o jogo por inteiro, atuando quase sempre inserida no meio-campo adversário e permitindo pouco ou quase nada ao Tottenham, mas tinha dificuldades na hora da decisão no último terço e não assustou Lloris apesar da notória superioridade. Ao intervalo, os red devils estavam a jogar mais e a jogar melhor — prova disso eram os 19 remates, cinco deles enquadrados, contra quatro dos spurs — mas precisavam de marcar.

Nem Ten Hag nem Conte fizeram alterações ao intervalo mas o Manchester United acabou por ter em instantes a eficácia que não tinha tido ao longo de toda a primeira parte. Sancho serviu Fred da melhor maneira, à entrada da grande área e em posição frontal, e o remate do brasileiro desviou em Ben Davies para trair Lloris e entrar na baliza (47′). Os red devils mantiveram o domínio ao longo da segunda parte e chegaram naturalmente ao segundo golo por intermédio de Bruno Fernandes, que assinou um remate em jeito perfeito que não deu hipótese ao guarda-redes francês (69′).

O resultado não mexeu até ao fim e Erik ten Hag lançou Elanga, McTominay e Eriksen — ou seja, deixou Cristiano Ronaldo sentado no banco ao longo de 90 minutos, com o internacional português a passar de titular a suplente não utilizado no espaço de poucos dias e a decidir sair diretamente para o túnel quando percebeu que não ia entrar, sem esperar pelo apito final. No fim, episódios à parte, o Manchester United venceu o Tottenham e aproximou-se dos spurs na classificação da Premier League.