A penúltima prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) deste ano, disputada na Catalunha, foi ouro sobre azul para a Toyota. Com a vitória de Sébastien Ogier, muito à-vontade no asfalto do norte de Espanha, a Toyota Gazoo Racing somou mais uma vitória à presente época, o que lhe garantiu o título de Campeão do Mundo de Ralis para Construtores, a somar ao ceptro para pilotos que já tinha assegurado através do jovem Kalle Rovanperä no rali anterior. Mas as celebrações de Ogier, que alcançou o primeiro lugar do pódio de que estava arredado há muito, não agradaram aos responsáveis da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
Obviamente satisfeito com esta vitória, a primeira nos últimos 12 meses, Ogier resolveu fazer dois piões no largo que antecedia a subida para o palanque que marcava o final do rali. Pelo vídeo que pode ver em baixo, é possível verificar que, em grande parte, o piloto francês oito vezes Campeão do Mundo de Ralis, respondeu aos apelos do público, uma vez que, se os catalães baniram as touradas, aparentemente não perderam o gosto por uma boa faena. Porém, a organização da prova fez questão de aplicar à risca o regulamento e multou o piloto em 1500€.
Time to celebrate!! ????????????????#WRC @RallyRACC @TGR_WRC pic.twitter.com/tARZnP4ISS
— Sébastien Ogier (@SebOgier) October 23, 2022
A uma prova do final de campeonato, que tem o 13º e derradeiro rali de 2022 no Japão, a 13 de Novembro, Kalle Rovanperä venceu seis provas até ao momento, o que lhe permitiu amealhar 255 pontos, longe pois dos 187 do segundo classificado, Ott Tänak num Hyundai. Após este desempenho com apenas 22 anos, Rovanperä somou o facto de ser o mais jovem Campeão do Mundo da história, ao galardão que já era seu, o do piloto mais novo a vencer um rali do WRC.
Entre os construtores, a Toyota alcançou mais um título de Campeonato do Mundo (o sexto) com o Yaris Rally1, vencendo sete ralis em 12, com a Hyundai a conquistar quatro vitórias e a Ford uma. Com mais este título de construtores, o fabricante japonês ascendeu à terceira posição do ranking das marcas com mais campeonatos ganhos, logo atrás das históricas Lancia e Citroën, que há muito deixaram de disputar o Mundial na categoria principal.