O multimilionário Elon Musk pagou 44 mil milhões de dólares (praticamente o mesmo em euros) pelo Twitter, tomou o controlo da rede social e afastou o diretor executivo, o diretor financeiro e o conselho geral da empresa, disseram à agência de notícias Associated Press duas fontes familiarizadas com o negócio. O também dono da Tesla já comentou: “O pássaro foi libertado“, escreveu na agora sua rede social.

O despedimento aconteceu poucas horas antes do fim do prazo estabelecido por uma juíza para que fosse finalizado o acordo, ou seja, esta sexta-feira. Espera-se que as grandes mudanças de pessoal sejam a primeira de muitas a realizar por Musk, que prometeu aumentar a base de utilizadores e as receitas da rede social.

De acordo com a Reuters, Parag Agrawal, o CEO, e Nem Segal, o diretor financeiro, foram escoltados para fora da sede do Twitter, em São Francisco, depois de o negócio ter sido fechado. Segundo a BBC, o Twitter ainda não confirmou a compra.

Na própria rede social, Musk escreveu, perto das 5 da manhã (hora de Lisboa): “O pássaro foi libertado”. O magnata tem sido um forte crítico das políticas de moderação do Twitter, juntando-se ao coro de críticas de quem considera que a rede social tem censurado vozes mais conservadoras, uma acusação que a rede social sempre negou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No início do dia, Musk tentou acalmar os anunciantes do Twitter, dizendo que está a comprar a plataforma para ajudar a humanidade e não quer que esta se torne uma “paisagem infernal livre para todos”.

A mensagem parecia destinar-se a abordar as preocupações dos anunciantes — a principal fonte de receitas do Twitter — de que os planos de Musk para promover a liberdade de expressão, através da redução da moderação de conteúdo, vão abrir a porta a mais toxicidade online e afastar utilizadores.

A razão pela qual adquiri o Twitter é porque é importante para o futuro da civilização ter uma praça comum da cidade digital, onde uma vasta gama de crenças pode ser debatida de forma saudável, sem recorrer à violência”, escreveu Musk, numa rara mensagem longa.

E concluiu: “Existe atualmente um grande perigo de os meios de comunicação social se dividirem em câmaras de eco de extrema direita e de extrema esquerda que geram mais ódio e dividem a sociedade”.O prazo de sexta-feira para fechar o negócio foi ordenado pelo tribunal no início de outubro. É o último passo de uma batalha que começou em abril com Musk a assinar um acordo para adquirir o Twitter, seguindo-se um recuo, levando o Twitter a processar o empresário.

Esta quarta-feira, Elon Musk entrou na sede daquela rede social em São Francisco, nos Estados Unidos, com um lavatório.

Vídeo. Elon Musk entra na sede do Twitter com um lavatório

Numa publicação no Twitter, o filantropo, que tem três nacionalidades diferentes (sul-africano, canadiano e norte-americano), escreveu: “Entering Twitter HQ – let that sink in!”, que em português traduz-se para algo como “A entrar na sede do Twitter — reflitam”.

O empresário também mudou o seu perfil no Twitter, referindo-se como “Chief Twit”, sendo que em inglês “twit” significa “idiota”, e mudou a sua localização para a sede da rede social em São Francisco, dando indícios da conclusão do negócio.

Na véspera do fim do prazo para comprar o Twitter, Musk tenta descansar anunciantes. Não vai ser “inferno” sem “consequências”

Segundo o Wall Street Journal, os bancos participantes no financiamento da operação começaram a enviar o dinheiro.

Além disso, a Bolsa de Valores de Nova Iorque, onde o Twitter está listado, avisou que as ações da plataforma foram suspensas antes da abertura das negociações na sexta-feira.