Está desfeito o mistério. Não é um convidado especial que vai marcar presença na abertura da Web Summit, mas sim uma convidada.

Vai ser Olena Zelenska, a primeira-dama ucraniana, que vai ser a convidada especial, marcando presença fisicamente em Lisboa. A confirmação foi feita por Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, no Twitter.

“A primeira-dama ucraniana Olena Zelenska voou para Lisboa para se juntar a nós hoje no palco para abrir a Web Summit”, escreveu o CEO da cimeira tecnológica na rede social. “Muito compreensivelmente a Web Summit tem mantido a sua presença em segredo até agora.”

Nas últimas semanas, Paddy Cosgrave manteve o segredo sobre quem era o speaker principal, dizendo que tudo estava dependente das condições globais. Com estas declarações, rapidamente surgiram as dúvidas sobre se o orador principal estaria ligado ou não à Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na semana passada, em entrevista ao Observador, Paddy Cosgrave disse apenas que a cerimónia de abertura seria “muito interessante”.

Além de confirmar a presença de Olena Zelenska, o CEO da Web Summit também especificou que Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia, também vai estar presente fisicamente na conferência. O ministro responsável pela área digital e o autor da estratégia do exército de drones da Ucrânia também vai estar presente fisicamente na Web Summit.

A cerimónia de abertura desta segunda-feira também vai contar com a presença de Lisa Jackson, responsável da Apple para a área da sustentabilidade ou Changpeng “CZ” Zhao, co-fundador da plataforma Binance.

Pode encontrar aqui uma seleção das principais conferências que prometem marcar os próximos dias.

As 12 conferências da Web Summit que não queremos perder (por bons e maus motivos)

Paddy Cosgrave. “O meu trabalho é organizar a Web Summit, as instalações são o trabalho de outra pessoa”