Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Foi registado um ataque de drone num aeródromo na região de Kursk, na Rússia, a cerca de 90 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. A informação foi partilhada por Roman Starovoyt, governador local, no Telegram, cita a Reuters.

Foi o terceiro ataque de drones em território russo em 24 horas e terá provocado um incêndio num depósito de combustíveis, explicou o governador, que não especificou quem eram os responsáveis pelo ataque, dizendo apenas que era um drone de “fabrico soviético”. Não há mortos ou feridos.

O aeródromo russo foi atingido um dia depois de o ministro russo da Defesa ter acusado a Ucrânia de ser a responsável por ataques com drones em duas bases militares na Rússia na segunda-feira. Numa, na região de Ryazan, a menos de 150 quilómetros da capital russa, três pessoas morreram e seis ficaram feridas.

A segunda explosão aconteceu na base Engels-2, na região de Sarátov, a sul de Ryazan, e provocou dois feridos.

O New York Times avançou esta segunda-feira, citando um oficial ucraniano, que os dois primeiros ataques às bases militares russas partiram de território ucraniano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Explosões em duas bases aéreas russas fazem três mortos e oito feridos. Oficial ucraniano confirma ataque com drones

A Ucrânia não admitiu oficialmente ser a responsável por estes ataques. No Twitter, Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky, escreveu que “a astronomia não foi estudada no Kremlin”, sugerindo a “preferência a astrólogos da corte”.“Se fosse, saberiam que quando algo é lançado para o espaço aéreo de outro país, mais cedo ou mais tarde os objetos voadores desconhecidos regressam ao ponto de partida”. A publicação foi feita no mesmo dia em que a Rússia acusou a Ucrânia de ter atingido duas bases militares russas.