O Papa emérito Bento XVI está “muito doente”, disse esta quarta-feira o Papa Francisco durante a sua audiência geral semanal, antes de fazer uma visita pessoal ao seu antecessor, que vive num mosteiro no interior da cidade do Vaticano.
Segundo explica o portal de notícias do Vaticano, o Papa Francisco desviou-se do texto escrito da sua intervenção para, durante os habituais cumprimentos, pedir uma “oração especial” por Bento XVI, que completou 95 anos em fevereiro deste ano.
“Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que, em silêncio, apoia a Igreja”, disse o Papa Francisco.
“Lembremo-nos dele, está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor pela Igreja até ao final”, acrescentou o Papa.
Já depois da audiência geral, o Vaticano confirmou, num comunicado citado pelo jornal italiano La Repubblica, que a situação clínica de Ratzinger piorou nas últimas horas.
“Em relação às condições de saúde do Papa emérito, por quem o Papa Francisco pediu orações no final da sua audiência geral esta manhã, posso confirmar que, nas últimas horas, registou-se um agravamento devido à idadade avançada”, disse o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
“A situação, neste momento, permanece sob controlo, constantemente monitorizada pelos médicos”, acrescentou Bruni.
O porta-voz do Vaticano sublinhou ainda que, “no final da audiência geral, o Papa Francisco deslocou-se ao mosteiro Mater Ecclesiae para visitar Bento XVI”.
“Juntamo-nos a ele na oração pelo Papa emérito”, terminou o responsável.
O alemão Joseph Ratzinger, um dos principais teólogos católicos do século XX e um dos homens que durante mais tempo influenciaram os destinos da Igreja Católica, foi Papa entre abril de 2005 e fevereiro de 2013.
Ratzinger sucedeu a João Paulo II depois da morte do Papa polaco, após mais de duas décadas como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Em fevereiro de 2013, Bento XVI anunciou a renúncia ao cargo, tornando-se no primeiro Papa da história moderna a renunciar.
Desde então, o Papa emérito tem vivido num mosteiro nos jardins do Vaticano.
Ao longo dos últimos anos, a sua saúde tem vindo a deteriorar-se gradualmente, mas Bento XVI continuou durante a reforma a escrever sobre o seu pensamento teológico.
Cardeais juntam-se a oração por Bento XVI
Desde o momento em que o Papa Francisco falou sobre o agravamento do estado de saúde de Bento XVI, vários cardeais católicos associaram publicamente as suas vozes às orações pedidas pelo Papa argentino.
“Neste momento de sofrimento e de provação, reunimo-nos em torno do Papa emérito”, afirmou o cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, citado pelo La Repubblica. “Lembremo-nos dele na oração nas nossas igrejas, tendo em atenção, que, como ele próprio nos lembrou, ‘independentemente da dureza das provações, da dificuldade dos problemas, do peso do sofrimento, nunca deixaremos de estar nas mãos de Deus, as mãos que nos criaram, nos apoiam e nos acompanham na jornada da existência, porque são guiadas por um amor infinito e fiel.”
A partir da Alemanha, o país natal de Ratzinger, o presidente da conferência episcopal, Georg Baetzing, e o bispo de Ratisbona, cidade onde Ratzinger viveu, também apelaram aos fiéis que rezassem pelo Papa emérito.
No Twitter, o cardeal Robert Sarah, que foi um dos homens mais próximos de Bento XVI — mas também foi quem em 2020 arrastou Ratzinger para uma polémica em torno do celibato dos padres —, deixou uma mensagem de apelo à oração. “Nestes tempos difíceis e graves, unamo-nos em oração fervorosa pelo nosso Papa emérito”, escreveu Sarah.
En ces moments difficiles et graves, unissons-nous dans une prière fervente pour notre cher Pape émérite. +RS pic.twitter.com/vUE5fY7Yot
— Cardinal R. Sarah (@Card_R_Sarah) December 28, 2022
O arcebispo de Viena, cardeal Christoph Schönborn, também colocou uma mensagem no Twitter: “O Papa Francisco chamou-nos a rezar especialmente pelo Papa emérito Bento XVI. Vamos todos unir-nos nesta oração. O Papa emérito Bento XVI tem estado ligado ao nosso país e à nossa Igreja desde a infância.”
Papst Franziskus hat uns heute aufgerufen, besonders für den emeritierten Papst Benedikt zu beten. Schließen wir uns alle diesem Gebet an! Papst em. Benedikt ist mit unserem Land und unserer Kirche von Kindheit an sehr verbunden. (kcs)
— Christoph Schönborn (@KardinalWien) December 28, 2022
De forma semelhante, o cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, no Reino Unido, colocou no Twitter uma mensagem apelando a todos que rezem por Bento XVI, pedindo a Deus que o “suporte e console neste momento”.
Let us join with Pope Francis in praying for Pope Emeritus Benedict, and asking the Lord to sustain and console him at this time. pic.twitter.com/rGHiduFfR2
— Cardinal Nichols (@CardinalNichols) December 28, 2022