Ao fim de quase oito anos de relação, Isabel Preysler e Mario Vargas Llosa decidiram separar-se. A revista Hola! chegou esta quarta-feira às bancas espanholas com a socialite na capa e a notícia que terá causado um grande estrondo no país vizinho. “O Mario e eu decidimos por fim à nossa relação definitivamente”, confirmou a própria à publicação.

Preysler é uma figura maior da vida social em Espanha. A filipina de 71 anos foi casada com o cantor Julio Iglesias, com o Marquês de Grinhón, Carlos Falcó, e com o político Miguel Boyer. Tem cinco filhos, Chabeli, Henrique e Julio Iglesias, Tamara Falcó e Ana Boyer. O peruano Mario Vargas Llosa tem 86 anos e é um Nobel da literatura reconhecido por todo o mundo.

“Não quero prestar nenhuma declaração, mas agradeço aos amigos e aos meios de comunicação que nos ajudem com esta decisão, disse Isabel Preysler ao telefone com a Hola!. A revista espanhola dá conta que “os últimos meses não foram fáceis” e os seus diferentes trabalhos estariam na origem das dificuldades na convivência de ambos, segundo fontes próximas.

O escritor deixou a casa da companheira em meados de dezembro “depois de uma cena de ciúmes infundados”, para se instalar no apartamento que tem na capital espanhola, perto das Portas do Sol. Esta não terá sido a primeira vez que isto aconteceu, segundo conta a Vanity Fair. As discussões seriam diárias e Isabel Preysler confessou: “Não valia a pena continuar a apostar numa relação que não tem futuro e em que nenhum dos dois é feliz”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foram fotografados juntos a 24 de outubro na abertura da temporada do Teatro Real de Madrid, com a estreia da peça Aida. A última vez que foram vistos juntos terá sido a 15 de dezembro, quando ambos estiveram numa festa no hotel Ritz de Madrid, mas da qual saíram separadamente. Durante o mês de dezembro Isabel esteve em alguns eventos sem o companheiro, assim como numa viagem com parte da família às Maldivas, durante a qual a filha Tamara Falcó celebrou os seus 41 anos. Estavam também presentes a filha mais nova de Preysler, Ana Boyer, com o marido, o tenista Fernando Verdasco, e os dois filhos de ambos.

É precisamente Tamara Falcó que tem captado o interesse da imprensa. A jovem marquesa foi estrela de um reality show de seis episódios da Netflix, no qual também aparece Mario Vargas Llosa, e ficou noiva de Iñigo Onieva no passado mês de setembro, para logo de seguida romper o compromisso.

“Em vez de ir beber copos preferia ficar a rezar o terço”. O fenómeno Tamara Falcó, “A Marquesa” influencer

Isabel Preysler e Mario Vargas Llosa conheceram-se pela primeira vez em julho de 1986. Ele encontrava-se em St. Louis, no estado norte-americano do Misouri, a convite da Universidade George Washington para dar conferências. Ela viajou até lá para o entrevistar para a revista Hola!. “A partir de então, Miguel [Boyer] e eu começámos uma boa amizade com o Mario e a sua mulher, que se manteve durante todos estes anos”, contou Isabel à mesma publicação em 2015, quando relembrava o momento.

Isabel viria a casar-se com Miguel Boyer, um político socialista e antigo ministro da Economia do primeiro Governo de Felipe González, a 2 de janeiro de 1988, em Madrid, numa boda tão secreta que nem os filhos sabiam. Foi o terceiro casamento de Preysler e o segundo de Boyer e durou até setembro de 2014, quando Miguel morreu com uma embolia pulmonar, depois de em 2012 já ter sofrido um AVC.

Mario Vargas Llosa estava casado com a mulher (e prima direita) Patrícia há 50 anos quando as vidas da socialite e do escritor se voltaram a cruzar em 2015, numa viagem organizada pela Porcelanosa, marca da qual Isabel Preysler é rosto há vários anos. Viajaram a Londres para se encontrarem com o então príncipe Carlos no Palácio de Buckingham e assim teve início o romance que iria preencher páginas de revistas e dar muito que falar.

Vargas Llosa e Isabel Preysler. O romance polémico entre um Prémio Nobel e uma “socialite”

Vargas Llosa e Patrícia Llosa casaram-se em 1965 e o divórcio oficializou-se em 2015. Têm três filhos, Álvaro Gonzalo e Morgana. A relação com Isabel Preysler não foi bem aceite pelos descendentes e o mediatismo em torno do romance não terá ajudado. Em fevereiro de 2016, o casal fazia capa da revista Hola! e o escritor afirmava: “Este foi o ano mais feliz da minha via”, algo que não caiu bem junto da sua família.

“Sabia que com esta nova relação haveria uma certa repercussão de tipo jornalístico, mas nunca na vida imaginei que teria esta repercussão continental, que houvesse semelhante especulação jornalística”, disse o Nobel em outubro de 2015, em entrevista ao jornal El País. Confessava que a especulação da imprensa não estava a ser fácil para o casal nos últimos meses, mas reconhecia que era “uma realidade do nosso tempo”. “Claro que conheci a melhor cara do jornalismo. Agora tocou-me viver a pior e comprovar que o jornalismo como espetáculo não só está presente no jornalismo especializado no escândalo, na fofoca, ma também o jornalismo mais sério é contaminado por esta necessidade contemporânea de que o jornalismo seja entretenimento, divertido”. O escritor recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2010 e já havia sido distinguido com o Prémio Miguel Cervantes em 1994.