Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Poderá ser a quarta vez que a Rússia nomeia um comandante-chefe do Distrito Militar Ocidental na Ucrânia em dez meses de guerra. Esta é a previsão dos serviços de informação britânicos, que antecipam que as autoridades russas já começaram o processo para substituir o atual comandante, Sergei Kuzovlev, após três meses no cargo.

No mais recente relatório, o Ministério da Defesa britânico indica que Kuzovlev deverá ser substituído pelo tenente-general Yevgeniy Nikiforov, que esteve à frente da tentativa russa para capturar Kiev nos primeiros dias da invasão.

“Como chefe do Estado-Maior do Grupo de Forças Ocidentais da Rússia (EGF) durante as primeiras semanas da invasão, Nikiforov teria estado fortemente envolvido no planeamento da tentativa desastrosa do EGF e das forças aéreas russas de avançar em Kiev“, pode ler-se no comunicado diário partilhado nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Distrito Militar Ocidental, um dos cinco distritos militares russos, incorpora as regiões que fazem fronteira com a Ucrânia, incluindo Belgorod e Bryansk. Cobre também o enclave de Kaliningrado.

Segundo o ministério britânico, o comando de Nikiforov também estará responsável pela defesa da linha da frente nas cidades de Kreminna e Svatove, na região de Lugansk. (Contexto, zona em que se tem concentrado combates).

Nas últimas semanas, fortes combates concentram-se na linha de Kreminna-Svatove. O tenente-general assume, assim, um papel “importante” nas operações russas na Ucrânia, numa altura em que é “plausível” uma tentativa de ofensiva de ambos os lados nesse setor.

Para onde vai a guerra? Bakhmut, Svatove e Kreminna são paragens obrigatórias. Falta de combustível atrasa batalhas

Mudanças de altos funcionários russos refletem “divisões internas”

Os serviços de informação ucranianos consideram que o motivo do afastamento de Sergei Kuzovlev do cargo foi o “fracasso” na preparação da contraofensiva militar na direção de Lyman (região de Donetsk). Indicam, no entanto, que serviu apenas um mês como comandante, ao contrário dos três meses indicados pelas autoridades britânicas.

A Ucrânia avalia que a nova mudança de comandante se trata de uma “manifestação de uma luta política interna” na liderança russa. Com o afastamento de Kuzovlev, dá-se uma mudança no eixo de liderança, uma vez que era apoiado por Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo, e Valery Gerasimov, chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia. Já Nikiforov é um candidato do eixo Sergei Surovikin, comandante que lidera atualmente toda a “operação militar especial” na Ucrânia, e Yevgeny Prigozhin, fundador do grupo Wagner, uma companhia militar privada que têm operado na Ucrânia.

Também o ministério da Defesa britânico vê na mudança de comandante um sinal de divisões no seio da política russa. “As contínuas mudanças de altos funcionários russos reflete, provavelmente, divisões internas em relação à futura conduta do ministério da defesa russo na guerra”.