A casa onde os Duques de Sussex estão a residir, em Montecito, na Califórnia, foi evacuada devido às cheias dos últimos dias e ao receio de que possam ocorrer deslizamentos de terra. Cerca de nove mil residentes viram-se forçados a abandonar as suas residências, bem como 14 mil pessoas de outras áreas ao longo da costa norte da Califórnia, segundo o jornal The Telegraph.

Na segunda-feira, o condado de Santa Barbara emitiu um comunicado onde recomendava a todos os residentes que abandonassem imediatamente as suas casas. “Esta situação está a evoluir rapidamente. Por favor mantenha-se atento aos alertas de emergência”, pode ler-se na nota, que foi partilhada na conta oficial de Twitter dos bombeiros da região.

Projeta-se que a região possa ser atingida por uma queda de água que poderá chegar aos 20 centímetros ao longo das próximas 24 horas. Montecito é uma área particularmente vulnerável a deslizamentos de terra por se situar no sopé das montanhas de Santa Ynez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda-feira, o príncipe Harry estava em Nova Iorque a gravar um episódio de “The Late Show”, programa apresentado por Stephen Colbert, a propósito de “Na Sombra”, autobiografia que publicou a nível mundial esta terça-feira, 10 de janeiro — não se sabe se Meghan Markle e os filhos o acompanharam ou se se mantiveram na residência de Montecito. O Observador já passou a pente fino o livro — e reuniu aqui 65 memórias do duque que preferíamos ter ficado sem saber.

“Fui ao Polo Norte e congelei o meu Polo Sul”. 65 memórias de Harry que ficámos a conhecer (e que podiam ter ficado “Na Sombra”)

A zona de Montecito é famosa por albergar uma série de atores e apresentadores mundialmente famosos, entre eles Gwyneth Paltrow, Rob Lowe, Jennifer Aniston, Oprah Winfrey, Kevin Costner, George Lucas e Ellen DeGeneres. Esta última partilhou um vídeo na sua conta de Twitter onde relata brevemente os acontecimentos.

“Montecido está a ser completamente evacuada, a vila inteira. Isto é uma loucura! Estamos a sofrer chuvas sem precedentes”, disse, acrescentando: “Temos de ser mais simpáticos para a Mãe Natureza. Mantenham-se todos a salvo.”

Em 2018, deslizamentos de lama na mesma região provocaram a morte de 23 pessoas, a destruição de 130 casas e danos de centenas de milhões de dólares.

Número de mortos em deslizamentos na Califórnia sobe para 20