Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O cirurgião Andriy Verba retirou uma granada que podia “detonar a qualquer momento” do tórax de um soldado da Ucrânia. A história da operação foi partilhada esta segunda-feira pelo Estado-maior das Forças Armadas da Ucrânia nas redes sociais.

Na publicação foram colocadas duas imagens: uma de um raio-X ao peito do soldado e outra do cirurgião já com a granada nas mãos. A cirurgia teve que ser realizada sem recurso a eletrocoagulação, uma técnica que utiliza o calor para controlar o fluxo de sangue, uma vez que poderia ter detonado a granada.

O jornal The Telegraph escreve que peritos em desativação de explosivos observaram a cirurgia devido a receios de que a granada pudesse detonar a qualquer momento. O jornal britânico avança também que a granada terá sido disparada durante uma batalha entre os soldados ucranianos e russo em Bakhmut, Donetsk. Esta informação não foi confirmada pelas Forças Armadas da Ucrânia.

Serhiy Borzov, autarca regional, confirmou, citado pelo The Telegraph, que uma cirurgia tinha sido realizada para “remover uma granada VOG [uma das que é utilizada pelos soldados russos] não detonada do corpo de um militar” e escreveu que a operação “foi bem-sucedida”.

O soldado que foi operado encontra-se a recuperar. O cirurgião Andriy Verba é descrito como um dos médicos de combate mais experientes da Ucrânia e opera soldados no leste do Donbass desde 2014. Apesar dos detalhes disponibilizados, as Forças Armadas ucranianas não revelaram nem onde, nem quando é que a cirurgia foi realizada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR