O Tribunal de Aveiro começou esta quarta-feira a julgar quatro homens, com idades entre os 28 e os 34 anos, suspeitos de terem realizado assaltos a postos de abastecimento de combustíveis e supermercados, nas regiões Norte e Centro, em 2021.

Os arguidos, que optaram por se remeter ao silêncio, estão acusados de diversos crimes de furto, roubo na forma tentada, sequestro, detenção de arma proibida e falsificação de documento.

Os vários assaltos, realizados com recurso a viaturas furtadas que depois eram abandonadas, ocorreram entre abril e maio de 2021 nos distritos de Aveiro, Viana do Castelo, Braga e Guarda, sobretudo em postos de abastecimento de combustíveis, de onde furtavam dinheiro e tabaco.

O caso mais grave aconteceu na madrugada de 4 de abril de 2021, no posto de abastecimento de combustíveis, situado na Estrada Nacional (EN) 109, em Estarreja, distrito de Aveiro, tendo havido uma troca de tiros com a GNR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), dois dos arguidos e mais dois indivíduos não identificados entraram no estabelecimento de cara tapada com passa-montanhas e munidos com uma caçadeira, tendo apontado a arma à funcionária e ordenado que se deitasse no chão.

O homem armado ficou de guarda à ofendida, enquanto os restantes três transportaram para o veículo vários maços, onças e caixas de tabaco no valor global de 1.725 euros, 273 raspadinhas e quase 100 euros em moedas.

Depois, dirigiram-se ao escritório, onde se encontrava o cofre, tendo arrombado a porta com um martelo para aceder ao interior, mas foram surpreendidos com a chegada da GNR e dispararam contra a patrulha, tendo abandonado o carro no local e fugido a pé para o pinhal.

Dois dos arguidos estão em prisão preventiva e os outros dois estão detidos a cumprir pena à ordem de outro processo. Três deles têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crimes e já estiveram detidos vários anos.

Além da pena de prisão, o MP requereu que os arguidos sejam condenados a pagar ao Estado mais de 20 mil euros correspondendo à vantagem da atividade criminosa.