Num ano particularmente difícil para a indústria automóvel, especialmente para as startups menos habituadas a lidar com os problemas relacionados com a produção e com fornecedores, a Rivian anunciou que, durante 2022, o seu primeiro ano completo de fabricação, apenas tinha conseguido montar 25.051 unidades da pick-up R1T, o primeiro modelo do construtor.

Além da R1T ser o primeiro – e até agora o único – veículo produzido pela Rivian, o construtor tem de lidar com os problemas de juventude da sua nova fábrica em Normal, no Estado de Illinois. Mas o construtor parece estar mais confiante para 2023, ao anunciar ter a linha de produção já a trabalhar a dois turnos, o que lhe permite fabricar 200 unidades por dia, aproximando-se dos 70.000 veículos/ano.

A Rivian R1T é das pick-up eléctricas com maior potencial no mercado, não só pela potência que anuncia, como pela capacidade das baterias e a autonomia que asseguram. A isto há que somar soluções tecnológicas que surpreenderam o mercado e que foram prontamente copiadas, como é o caso da capacidade de realizar inversões de marcha como um tanque (girando sobre si mesma), ao fazer rodar as rodas de um lado num sentido e as do outro em sentido inverso. Este tipo de manobra, só possível em pisos com aderência reduzida, exige a montagem de quatro motores, um por roda e, pelas imagens reveladas pela concorrência, já foi adoptada pela Mercedes para o próximo Classe G eléctrico.

A Rivian espera agora em 2023 abrir o 3º turno na fábrica, para iniciar a produção do SUV R1S, que deverá igualar os 5,5 metros de comprimento da pick-up ao estar concebido sobre a mesma plataforma. O terceiro veículo da marca não se destina ao transporte de passageiros, mas sim de carga e tem como cliente exclusivo a Amazon. Trata-se da Rivian EDV, o furgão comercial que o construtor fabrica sob encomenda e do qual já entregou mais de 1000 unidades. A Rivian apresenta as previsões para 2023 neste vídeo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR