Numa época do ano em que há muitos portugueses que se deslocam rumo às zonas mais frias, seja para fazer esqui ou apenas para estar mais próximo da natureza, importa saber que veículos perdem muita da sua autonomia quando as temperaturas caem. Para tal, socorremo-nos de um teste comparativo organizado pelos noruegueses, que submeteu 29 veículos eléctricos às piores condições possíveis para automóveis a bateria, uma vez que o frio limita a eficiência dos acumuladores, o que reduz consideravelmente a autonomia. E um dos objectivos do trabalho organizado pelo site motor.no e o NAF (o ACP norueguês) era precisamente determinar os consumos em condições difíceis, bem como a autonomia, avaliando igualmente o desvio imposto pelas baixas temperaturas em relação ao valor anunciado segundo o método WLTP.

O comparativo implicou viajar de Oslo até Hjerkinn, cidades que à hora a que escrevemos este artigo têm os termómetros locais a registar -9ºC e -13ºC, respectivamente, de acordo com o Weather Channel. O grupo de veículos testados incluía os veículos mais recentes no mercado e não podia ser mais ecléctico, com automóveis europeus, norte-americanos, sul-coreanos e chineses. Todos eles apostados em bater o recorde actual nestas condições, alcançado em comparativos anteriores e que pertencia ao Tesla Model 3 Long Range, que rodou durante 521 km com uma só carga de bateria.

Os primeiros nove dos 29 modelos testados, com as primeiras três colunas a serem referentes à autonomia anunciada em WLTP, autonomia no teste e à perda de autonomia por efeito do frio. Nas restantes colunas é possível ver o consumo médio, a bateria e a quilometragem restante

Os modelos com maiores probabilidades de bater o recorde do Model 3 LR (anuncia 602 km e percorreu 521 km, o que representa uma perda de 14,5% em condições reais face ao WLTP) eram os 15 veículos eléctricos com maior autonomia anunciada em WLTP. O Tesla Model S Standard anuncia 634 km, seguido do Mercedes EQE 300 (614 km), BMW i7 xDrive60 (595 km), Nio ET7 (580 km), BMW i4 eDrive40 (565 km), Tesla Model X Plaid (543 km), Nissan Ariya 2WD (533 km), VW ID.5 Pro (526 km), BYD Han (521 km), Hongqi E-HS9 120 kWh (515 km), Skoda Enyaq iV RS (510 km), Toyota bZ4X 2WD (503 km), Voyage Free (501 km), Hongqi E-HS9 (465 km) e Kia Niro EV (460 km).

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No teste, foi o Tesla Model S que revelou ser capaz de percorrer a maior distância entre recargas em clima muito frio, ao registar 530 km, batendo assim o recorde do seu “irmão” Model 3. O Model S conseguiu este valor numa versão equipada com dois motores, quatro rodas motrizes e 670 cv, que neste comparativo da publicação nórdica bateu modelos com apenas um motor e substancialmente menos potência.

A listagem dos 15 modelos com a maior autonomia registada durante a prova é liderada pelo Model S, com os já mencionados 530 km, sendo seguido pelos 444 km do Tesla Model X Plaid, com a Tesla a chamar a si as duas primeiras posições. Logo depois, no ranking, surgem o BMW i4 e o Nio ET7, ambos com 434 km, seguidos dos BMW i7 xDrive 60 (424 km), Mercedes EQE (409 km), BYD Han (406 km), Nissan Ariya (400 km), Voyage Free (391 km), Hongqi E-HS9 120 kWh (389 km), VW ID.5 (378 km), Hyundai Ioniq 5 4WD (345 km), Kia Niro EV (343 km), Skoda Enyaq iV (338 km) e Tesla Model Y RWD (337 km).

O comparativo dos nórdicos permitiu igualmente determinar a melhor resistência do sistema eléctrico às baixas temperaturas e, entre os modelos com maior autonomia, o que perdeu menos foi novamente o Tesla Model S, percorrendo apenas menos 16,40% do que o anunciado em WLTP. A seguir surgem o Tesla Model X (-18,23%), o Voyage Free (-21,96%), BYD Han (-22,07%), BMW i4 (-23,19%), Hyundai Ioniq 5 (-24,01%), Hongqi E-HS9 120 kWh (-24,47%), Nissan Ariya (-24,95%), Nio ET7 (-25,17%), Kia Niro EV (-25,43%), Tesla Model Y (-25,93%), VW ID.5 (-28,14%), BMW i7 (-28,74%), Mercedes EQE (-33,39%), Skoda Enyaq iV (-33,73%) e Toyota bZ4X (-35,79%). Em baixo, pode ver a entrevista ao condutor vencedor.