O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, denunciou esta quarta-feira o aumento de atividades de espionagem e inteligência da China em países europeus, sem confirmar, no entanto, a descoberta de “balões-espiões” chineses sobre a Europa.

Os Estados Unidos abateram no sábado um “balão-espião” chinês que andava há dias a sobrevoar várias zonas do país, como o Estado do Montana, no nordeste, onde se situa um dos três campos de silos de mísseis nucleares existentes em território norte-americano.

Balão abatido pelos EUA: China apresenta queixa formal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A China admitiu que o balão lhe pertence, mas disse que se tinha extraviado da rota devido a ventos fortes e que é usado para fins meteorológicos, não para espionagem.

De visita aos Estados Unidos, Stoltenberg não confirmou a descoberta de balões espiões chineses sobre a Europa.

“Estamos a registar um aumento das atividades de inteligência chinesa na Europa através de diferentes mecanismos. Eles usam satélites, ataques informáticos e, como vimos nos Estados Unidos, balões“, frisou o secretário-geral da Aliança Atlântica durante uma conferência de imprensa com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

O responsável da NATO realçou que Pequim “aumentou muito o investimento nas suas capacidades militares” e alertou que os países da Aliança Atlântica “devem manter-se vigilantes face ao risco constante representado pela inteligência chinesa“.

A resposta a estas atividades, segundo Stoltenberg, deve ser “prudente e responsável”, tal como considerou a decisão de Washington de derrubar o balão chinês.

Stoltenberg alertou que a segurança já não é uma questão regional, mas global, já que “o que acontece na Ásia afeta a Europa e o que acontece na Europa afeta a Ásia e também a América do Norte”.

Já o chefe da diplomacia dos EUA insistiu na versão dos Estados Unidos de que países dos cinco continentes registaram a presença de balões espiões da China.

EUA dizem que China enviou balões espiões para os “cinco continentes”. Pequim assegura que não representam “qualquer ameaça”

“Não estamos sozinhos nisto”, sustentou Blinken, classificando a presença do balão como uma violação “da soberania, da integridade territorial e do direito internacional”.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, frisou esta quarta-feira que a China lançou “no decurso dos últimos anos” uma “frota de balões destinados a operações de espionagem” em todo o mundo.

Segundo outro dos porta-vozes da Casa Branca, John Kirby, a China trabalha há anos nesse “programa” de balões para operações de espionagem que já sobrevoaram regiões de todo o mundo.

“Trata-se de um programa em que os chineses estão a trabalhar há vários anos. Tentaram melhorá-lo, expandiram-no e puseram-no em prática, tudo com o objetivo de obter informação confidencial”, destacou o porta-voz no centro de imprensa estrangeira.

Kirby adiantou que Washington está a falar com os seus aliados de todo o mundo para lhes oferecer informação sobre o alcance desse programa de espionagem chinês e, sem fornecer mais pormenores, indicou que esta quarta-feira serão revelados novos dados sobre esta matéria.

Os Estados Unidos também anunciaram na sexta-feira que tinham detetado outro “balão-espião” sobre a América Latina, o que o Governo chinês também admitiu, embora continuando a manter que o dirigível não representava “qualquer ameaça”.

Os países sobre os quais foi detetado o aparelho foram a Costa Rica, a Colômbia e a Venezuela, segundo diferentes fontes.

A descoberta destes “balões-espiões” desencadeou uma crise diplomática entre Washington e Pequim e motivou a suspensão de uma viagem já agendada do secretário de Estado, Antony Blinken, ao país asiático.