O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, comentou esta quinta-feira as declarações do ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, que, numa entrevista à Bild, disse que o mundo seria “melhor” sem a presença Vladimir Putin.

Em Cartum, na capital sudanesa onde Lavrov se encontra para se reunir com dirigentes do país africano, o chefe da diplomacia russa lamentou as declarações do “novo ministro da Defesa da Alemanha”, cujo “nome” o ministro da Rússia ainda “não decorou”.

“Temos ouvido estas declarações grosseiras de políticos alemães”, constatou Sergei Lavrov citado pela agência de notícias RIA, que sugeriu que — se o ministro alemão quer um mundo melhor — deve “começar esse processo estudando os colegas da União Europeia e olhar para a política interna alemã”.

Adicionalmente, o chefe da diplomacia de Moscovo notou que este tipo de declarações já “foram pronunciadas desde o território alemão pelo menos uma vez na História”, aludindo às duas guerras mundiais que opuseram a Alemanha à Rússia. “Todos se lembram como acabou”, sugeriu.

Sergei Lavrov lamentou ainda que haja cada vez mais um “coro de vozes militaristas” no Ocidente. “Essas vozes acreditam que o caminho para a paz consiste em armar a Ucrânia até aos dentes e, tendo em conta esta circunstâncias, os colegas ocidentais acreditam que o mundo seria um lugar melhor sem a Rússia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR