Volodymyr Zelensky impôs sanções a 200 pessoas que “trabalham para a indústria nuclear russa” naquele que é o 354.º dia do conflito, que começou há quase um ano. No seu habitual ponto de situação diário, o Presidente da Ucrânia afirmou que está a “fazer de tudo” para que outros países façam o mesmo que ele e para que as sanções a essa indústria sejam “globais”.

No entender de Zelensky, “todos os elementos do sistema russo que estão envolvidos na guerra, no fornecimento de terror e no financiamento da agressão” devem ser “isolados do sistema global”, nomeadamente através das sanções.

Do lado da NATO também surgiram novidades: Jens Stoltenberg, que ocupa o cargo de secretário-geral desde 2014, pretende deixar a Aliança Atlântica no final do seu atual mandato, que termina em outubro. Foi Oana Lungescu, porta-voz da NATO, que revelou que Stoltenberg não tem “intenção de solicitar outra renovação” do mandato após o jornal alemão Welt am Sonntag ter avançado precisamente com o contrário.

  • A situação agudizou-se na zona de Bakhmut. Os intensos combates que se estão a travar na cidade levaram as autoridades ucranianas a decretar uma proibição de circulação na zona.
  • As Forças Armadas da Ucrânia disseram que mais de 200 soldados russos morreram perto de Bakhmut nas últimas 24 horas.
  • O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, disse que “se a Ucrânia não receber armas nas próximas semanas, Putin pode vencer” a guerra.

  • O Ministério da Defesa russo garantiu ter atingido todos os alvos que abastecem a indústria militar e o sistema de transporte na Ucrânia. Porém, Kiev negou as afirmações de Moscovo.
  • O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, e o secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, conversaram sobre os próximos passos a dar em contexto de guerra, nomeadamente sobre “a situação na linha da frente e prioridades”.

  • O Reino Unido sugeriu a hipótese de Moscovo poder “intensificar o trabalho com espiões” dentro do exército deste país.
  • A cidade de Nikopol foi alvo de bombardeamentos, tendo-se registado a morte de uma mulher de 53 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR