Talvez não sejam nada de outro mundo os objetos voadores não identificados (OVNI) que têm sido detetados pelas autoridades norte-americanas e canadianas. E nem de origem chinesa. Uma nova teoria, que será a principal para o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, aponta que os balões abatidos pela Força Aérea podem ser “inofensivos”, utilizados para fins científicos por entidades comerciais.

“Cilíndricos” e “menores” do que o balão espião chinês. O mistério dos objetos voadores não identificados abatidos pelos EUA e Canadá

A tese foi partilhada no mesmo dia em que o sistema de vigilância da Força Aérea da Roménia detetou a presença de um OVNI no seu espaço aéreo. O Ministério da Defesa romeno afirmou que o objeto, que voava a 11 mil metros de altitude, era semelhante a um balão meteorológico. Já não foi encontrado quando dois jatos MiG 21 LanceR chegaram ao local apontado inicialmente nos radares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

John Kirby, porta-voz daquele conselho, disse aos jornalistas numa conferência de imprensa esta terça-feira que as autoridades não viram “nenhuma indicação ou qualquer coisa que aponte especificamente para a ideia” de que os OVNIs abatidos pelos Estados Unidos “faziam parte do programa de espionagem [da China] ou que estavam definitivamente envolvidos em esforços externos de recolha de dados secretos”.

Objetos voadores. Pentágono “não exclui” extraterrestres, Casa Branca diz que “não há sinal de aliens”

Também não encontraram qualquer indicação de que os objetos tinham origem extraterrestre, disse ainda na segunda-feira fonte oficial da Casa Branca. “Não há sinais de aliens ou atividade extraterrestre nestes objetos abatidos“, disse a assessora Karine Jean-Pierre, numa resposta mais definitiva que a utilizada na véspera pelo Pentágono: “Não excluo nada. Neste momento continuamos a avaliar todas as ameaças ou possíveis ameaças, desconhecidas, que se aproximem dos EUA, tentando identificá-las”, avançou o general Glen VanHerck, responsável pela supervisão do espaço aéreo norte-americano.

Após longas horas de especulação, o Conselho de Segurança Nacional norte-americano revela qual é a resposta mais provável para as autoridades neste momento: “Não se vai descartar a possibilidade de que possam ser balões simplesmente relacionados a entidades comerciais ou de investigação e, portanto, benignos. Isto pode muito bem ser, ou pode emergir, como a explicação mais plausível.”

Marinha norte-americana recupera “destroços significativos” do balão chinês abatido

A 4 de fevereiro, os Estados Unidos abateram um balão que tinha entrado no espaço aéreo do país sem autorização. De acordo com as autoridades norte-americanas, o objetivo é um aparelho espião de origem chinesa e a sua presença nos céus dos Estados Unidos constitui uma “violação inaceitável de soberania” do país. A China recusa esta tese, garante que o objeto é um balão meteorológico que saiu acidentalmente de curso — e até acusou os Estados Unidos de serem eles a usar balões de espionagem na China.

China acusa Estados Unidos de também usar “balões de espionagem”. Washington desmente

Desde então, outros objetos voadores foram encontrados nos Estados Unidos e no Canadá — mas sobre esses não haverá indicações de que terão origem chinesa, segundo as instituições norte-americanas. Três deles foram, ainda assim, abatidos na América do Norte; e os destroços foram recolhidos em terra para serem analisados por equipas de cientistas.