A GNR, em colaboração com a Guardia Civil espanhola, deteve na quarta-feira na foz do Rio Guadiana dois homens, de 19 e 52 anos, e apreendeu duas embarcações e cerca de uma centena de fardos de haxixe, foi esta quinta-feira divulgado.

Em comunicado, a GNR refere que a operação foi feita no âmbito da vigilância da costa e do combate ao tráfico de droga por via marítima, tendo sido apreendida uma embarcação de alta velocidade, com 12 metros de comprimento e três motores, aproximadamente 100 fardos de haxixe, e uma embarcação de recreio, com cinco metros e “um motor de alta potência”.

“Após um alerta das equipas de vigilância da Guardia Civil para uma embarcação de alta velocidade, foram desenvolvidas diligências que permitiram a interceção, com a colaboração da equipa de patrulhamento e interceção marítima do subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António”, lê-se na nota.

Segundo a GNR, a embarcação suspeita já se encontrava em seco quando os militares chegaram ao local, sem tripulantes a bordo e em território espanhol, tendo os agentes verificado “a presença de pequenas embarcações nas proximidades, que procuraram encetar fuga da GNR por via marítima“.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, intercetou uma dessas embarcações, de pavilhão espanhol, com dois tripulantes suspeitos.

“Todas as apreensões e detenções ficaram a cargo da Guardia Civil, autoridade territorialmente competente”, conclui a GNR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR