Cinco dos maiores e mais potentes SUV do mercado libertaram os seus 3167 cv em pista, na ânsia de perceber qual o mais rápido a acelerar e a travar. O BMW X5 M Competition, com 625 cv e 2475 kg, enfrenta os Lamborghini Urus Performante (666 cv e 2225 kg), Mercedes-AMG GLE 63S (612 cv e 2420 kg), Porsche Cayenne Turbo GT (640 cv e 2295 kg) e Tesla Model X Plaid (1020 cv e 2539 kg).
A prova, organizada pelos britânicos da Carwow, consiste em determinar qual é o mais rápido no arranque do ¼ de milha, aproximadamente 0-402 metros, a que se segue um teste de reprise a partir de 50 milhas/h (cerca de 80 km/h), para depois se avaliar quem é o mais eficiente na travagem a partir de 100 milhas/h (cerca de 160 km/h).
O comparativo tem ainda a curiosidade de opor quatro dos SUV mais potentes e rápidos a gasolina do mercado – falta o Aston Martin DBX 707 – à referência entre os eléctricos.
Se o Tesla é o mais potente, é igualmente o mais pesado, embora tenha mais vantagem em cavalos do que desvantagem em quilogramas. Mas o SUV norte-americano tem pela frente quatro propostas europeias, todas elas com motores V8 biturbo, com potências entre 612 e 666 cv. No papel, o Plaid tem vantagem nas acelerações, uma vez que anuncia 2,6 segundos, mas os Lamborghini e Porsche não vêm longe (3,3 segundos) e o Mercedes (3,8 segundos) e o BMW (3,9 segundos) também não.
Ao contrário do que acontece nos arranques até 100 km/h, em que os modelos eléctricos têm mais vantagens, estas provas de arranque de ¼ de milha obrigam a atingir velocidades acima de 220 km/h, para a reprise na ½ milha a partir de 80 km/h se aproximar muito da velocidade máxima, que é de 250 km/h para o X5 M, de 262 km/h para o Model X, 280 km/h para o GLE 63S, de 300 km/h para o Turbo GT e de 306 km/h para o Urus. Veja aqui como tudo aconteceu: