“O mais provável” é que o vírus Sars-Cov-2, que causa a doença Covid-19, tenha tido origem num “laboratório controlado pelo governo chinês”. Esta é a convicção de Christopher Wray, diretor do norte-americano FBI, que acredita que poderá ter havido um “incidente” num laboratório e que o regime chinês “tem feito o seu melhor para ofuscar” os esforços para identificar a origem do vírus.

O FBI “há já bastante tempo que acredita que as origens da pandemia estão, provavelmente, num incidente num laboratório”, disse Christopher Wray à Fox News. Esta é a primeira vez que um responsável do órgão de investigação norte-americano admite publicamente esta convicção, e surge dias depois de o embaixador dos EUA na China instar Pequim a “ser mais honesto” sobre as origens do vírus.

Christopher Wray lamenta que a China “tem feito o seu melhor para perturbar e ofuscar” as investigações internacionais sobre as possíveis razões por que o Sars-Cov-2 chegou à população e gerou uma pandemia global. “É uma infelicidade, para toda a gente”, que a China esteja a assumir esta postura, de acordo com o diretor do FBI.

Pandemia foi causada por fuga de laboratório, diz estudo do departamento de energia dos Estados Unidos

Segundo notícia do The Wall Street Journal, deste fim de semana, é provável que o vírus que deu origem à pandemia Covid-19 tenha tido origem numa fuga de um laboratório, avança a atualização de estudo classificado, referente a 2021, do departamento de energia dos Estados Unidos, e que foi fornecido à Casa Branca por legisladores americanos.

A China nega que a pandemia Covid-19 possa ser resultado de uma fuga dos seus laboratórios, considerando essa suposição difamatória.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR