Maior do que o há muito conhecido CX-5, o CX-60 assume-se como o novo topo de gama da Mazda, cujos 4,74 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,87 metros lhe garantem um generoso espaço para cinco adultos e uma bagageira com 570 litros. Mas o mais recente dos Mazda a chegar ao mercado nacional recorre a outros trunfos, que certamente agradarão a muitos clientes.

Para iniciar a carreira comercial do novo SUV, surgiu a primeira motorização híbrida plug-in (PHEV) da marca, que apesar de ter surgido algo tarde, numa fase em que este tipo de mecânica começa a perder clientes para as propostas 100% eléctricas, ainda vai muito a tempo de colocar a Mazda no mapa das vendas para empresas, graças às ajudas à comercialização que assegura, especialmente a recuperação do IVA. O CX-60 e-Skyactive PHEV alia o motor 2.5 a gasolina com quatro cilindros, 192 cv e 261 Nm de binário, às vantagens de uma unidade eléctrica com 175 cv e 270 Nm, o que eleva a potência total para 328 cv, associados a 500 Nm de força.

Este é o esquema mecânico do CX-60 PHEV, com 328 cv e a capacidade de percorrer 63 km em modo EV

Mas como acontece na maioria dos PHEV, um dos seus principais atributos reside na sua capacidade de percorrer uma determinada distância em modo 100% eléctrico, que no caso do CX-60 atinge 63 km em WLTP, fruto de uma bateria com uma capacidade de 17,8 kWh (recarregável a 7,2 kW). Isto, associado às vantagens atribuídas aos PHEV, permite que esta versão com um peso de 2055 kg anuncie 200 km/h de velocidade máxima, a capacidade de ir de 0-100 km/h em apenas 5,8 segundos e um consumo em WLTP de 1,5 l/100 km, a que correspondem emissões de 33 g de CO2/km, apesar de recorrer à tracção integral.

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Mas se o CX-60 PHEV AWD deverá ser a versão mais cativante para as empresas, pois estas recuperam o IVA, para os clientes particulares é bem possível que as versões turbodiesel sejam as mais interessantes. Especialmente porque contam com o novo motor turbodiesel da Mazda, com duas versões de 200 cv e 254 cv, consoante possuam apenas tracção traseira ou integral às quatro rodas.

Já está à venda o primeiro PHEV da Mazda. É o CX-60, um SUV em ponto grande

O novo motor diesel é um seis cilindros em linha, solução que garante maior suavidade e melhor sonoridade, associado a uma capacidade de 3,3 litros. Ambos os turbodiesel são mild hybrid, usufruindo da ajuda de um pequeno motor eléctrico com 17 cv e uma bateria com somente 0,33 kWh de capacidade a 48V. Com apenas tracção atrás, o CX-60 e-Skyactive D fornece 200 cv e 450 Nm, suficiente para uma velocidade máxima de 212 km/h e 0-100 km/h em 8,4 segundos. O consumo associado é de 5,0 l/100 km, com as correspondentes emissões de 128 g de CO2/km.

A versão com quatro rodas motrizes eleva a potência do CX-60 e-Skyactive D para 254 cv, o que se traduz por 219 km/h e 7,4 segundos de 0-100 km, com um consumo médio de 5,3 l/100 km (e 139 g de CO2). Isto pode ser considerado um bom valor, bastando tomar como referência o BMW X3 xDrive 30d (6,2 l/100 km e 162 g de CO2) ou o Mercedes GLC 300d 4Matic (5,6 l/100 km e 148 g).

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Mas, por muito que a Mazda esgrima as vantagens do seu novo motor turbodiesel, em termos de eficiência e “limpeza”, o nosso sistema fiscal penaliza os motores de combustão pela sua cilindrada e nível de emissões de dióxido de carbono, o que empurra o CX-60 para preços mais elevados. A juntar a isto, as dimensões do modelo elevam o novo topo de gama da Mazda para Classe 2 nas portagens nas versões AWD, como é o caso das equipadas com o turbodiesel mais potente e o PHEV, sendo que esta última é a que apresenta o maior potencial de vendas.

O Mazda CX-60 é disponibilizado com os níveis de equipamento Prime-Line, Exclusive-Line, Homura e Takumi, o mais sofisticado, com os preços a arrancarem nos 57.180€, para a versão PHEV Prime-Line. O motor 3.3 turbodiesel com 200 cv e tracção traseira é proposto por valores a partir de 66.057€ (Prime-Line), para o CX-60 e-Skyactive D 254 cv AWD (Exclusive-Line) começar nos 71.384€.