790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

André Ventura e Cristina Ferreira usados em fraude que promete "tornar as pessoas ricas"

Este artigo tem mais de 1 ano

A cara do líder do Chega e uma alegada entrevista num programa de Cristina Ferreira são o cartão de visita de uma fraude que está a circular em sites portugueses. Ventura vai apresentar queixa.

Várias imagens de André Ventura associadas a títulos polémicos, que começaram a aparecer em forma de anúncios publicitários na internet, levam os utilizadores a uma página fraudulenta com promessas de que se tornarão milionários. A publicidade que está a circular em páginas de notícias direciona os leitores para um site falso, com a aparência usada pelo Jornal de Notícias, e mostra uma alegada entrevista do líder do Chega à apresentadora Cristina Ferreira para promover a forma como alegadamente teria construído a sua riqueza.

Trata-se de uma fraude em que tanto a imagem do presidente do Chega como a da apresentadora de televisão estão a ser usadas para atrair leitores. Em declarações ao Observador, André Ventura garantiu que vai denunciar o esquema à Polícia Judiciária e ao Ministério Público. “É intolerável usar figuras públicas para fins de aproveitamento pessoal e intenções claramente fraudulentas”, referiu.

“André Ventura banido da televisão” ou “Caos – Fontes próximas a André Ventura. Rumores confirmados” são dois dos títulos que circulam nos tais anúncios publicitários e que, sem qualquer fundamento, abrem espaço para a fraude em causa. Um simples clique leva os utilizadores para uma alegada notícia, repleta de erros ortográficos e sem qualquer base verídica: “Últimos investimentos de de André Ventura deixam experts boquiabertos e grandes bancos assustados”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além das informações falsas, surge ainda, por cima da fotografia de André Ventura e de Cristina Ferreira, uma referência a outros locais onde circularia a mesma notícia: Sábado, Jornal de Notícias, Observador e Diário da República. Uma alegação também falsa.

A ideia é clara: convencer os leitores de que André Ventura foi ao “Programa da Cristina” para anunciar uma “nova brecha de riqueza” que “pode transformar qualquer um num milionário em 3-4 meses”. Para tornar a peça mais real são ainda acrescentados pormenores como “o Banco de Portugal pediu para que a entrevista não fosse para o ar, mas já era tarde demais”.

Na suposta entrevista, que nunca aconteceu, o líder do Chega teria explicado o que o levou ao sucesso e referiu-se ao “programa que negoceia criptomoedas automaticamente chamado Bitcoin Bot Pro 2.0”. O link para o referido programa leva o utilizador para uma página que promete que quem ali está “pode ser o próximo milionário”.

Na falsa entrevista surgem até as alegadas transações de André Ventura já em 2023 e quanto lhe renderam. Já nos comentários, talvez falsos, várias pessoas confirmam o esquema, testemunhos do alegado sucesso e, de x em x segundos, há uma informação que vai surgindo no site para revelar que alguém de determinada zona do país ganhou mais x euros.

O esquema ainda está online e as imagens de André Ventura que levam ao mesmo circulam em vários sites nacionais.

[Notícia atualizada com as declarações de André Ventura ao Observador]

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora