A Amazon vai despedir mais nove mil funcionários nas “próximas semanas”. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo CEO Andy Jessy, em comunicado enviado aos trabalhadores e partilhado no site da empresa.

A nova ronda de despedimentos vai afetar “principalmente” a Amazon Web Services, PXT (divisão da empresa que agrega as áreas de pessoas, experiência e soluções de tecnologia), publicidade e serviços da plataforma de livestream Twitch. O The Verge nota que o anúncio da Amazon chega quatro dias após Emmett Shear ter deixado, depois de 16 anos, o cargo de CEO da Twitch.

A tecnológica tomou a decisão de despedir mais trabalhadores devido à necessidade de reduzir os custos, tendo em conta a situação económica mundial, bem como a “incerteza que existe no futuro próximo”. Andy Jessy permanece “muito otimista em relação ao futuro e à infinidade de oportunidades” que a empresa tem “tanto nos maiores negócios” como “nas experiências de clientes e negócios” em que está a investir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta foi uma decisão difícil, mas que pensamos ser a melhor para a empresa a longo prazo”, escreveu o CEO na nota, onde explica que a empresa escolheu “ser mais racional” nos custos e no número de funcionários.

No início do primeiro trimestre deste ano, a Amazon já tinha anunciado que ia despedir mais de 18 mil trabalhadores, explicando que foi tomada a decisão de “ir mais além” passando a ser necessário “eliminar mais postos de trabalho”.

Amazon vai despedir mais de 18 mil pessoas, acima do que anunciou em novembro

A Amazon não é a única empresa que tem anunciado rondas de despedimento. Nos últimos meses, também Meta, Microsoft e Google despediram milhares de trabalhadores após o crescimento da força de trabalho, devido à pandemia, ter deixado as tecnológicas com o excesso de pessoal, escreve a agência Reuters.

Google vai despedir 12 mil pessoas. CEO da proprietária Alphabet assume “total responsabilidade”