Quatro sacerdotes foram afastados, de forma preventiva, confirma comunicado do Patriarcado de Lisboa emitido esta terça-feira. A decisão surge depois de o Patriarcado ter recebido da Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis uma recomendação relativa à informação que lhe foi entregue pela Comissão Independente, nos passados dias 15 e 16 de março.

“O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, determinou o afastamento preventivo, também designado como proibição do exercício público do ministério, de quatro sacerdotes no ativo, recomendado pela Comissão Diocesana”, informa o comunicado.

O Patriarcado de Lisboa diz que “os sacerdotes solicitaram a rápida busca da verdade e da justiça, abrindo-se agora a investigação prévia de cada um dos casos, que posteriormente será enviada ao Dicastério para a Doutrina da Fé”.

Sublinha-se que não existe uma acusação formal a nenhum destes sacerdotes que, contudo, ficam assim afastados do exercício público do seu ministério, enquanto decorrem todas as diligências dos seus processos. O outro sacerdote referido, que também se encontra no ativo, já tinha sido sujeito a medidas cautelares”, diz o comunicado.

O Patriarcado termina dizendo que “continua totalmente empenhado na procura da verdade, assente na tolerância zero e na transparência total em relação a qualquer situação de abuso de menores e adultos vulneráveis”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 5 de março, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, tinha afastado a suspensão de alegados padres abusadores de menores sem que haja “factos comprovados, sujeitos a contraditório” e um processo canónico feito pela Santa Sé.

Manuel Clemente afasta suspensão de padres sem “factos comprovados”