A Seat SA, construtor espanhol que detém a Seat e a Cupra, tem grandes planos para esta última, a marca desportiva da família. Para continuar a crescer, a Cupra precisa de mais produto, o que parece estar garantido, uma vez que às versões desportivas dos modelos herdados da Seat alia o Formentor, um atraente crossover com motores de combustão (que representou 63,8% das vendas em 2022), e o eléctrico Born, a que se vão juntar em breve o Terramar, um SUV com motores de combustão e electrificados, e os 100% eléctricos Tavascan e UrbanRebel.

Mas num mercado cada vez mais competitivo e disputado, a menos conhecida Cupra – foi fundada apenas em 2018 – está igualmente à procura de novos destinos para escoar os seus veículos. Hoje, o fabricante espanhol de veículos desportivos acessíveis depende excessivamente da Alemanha, país que absorveu em 2022 mais de 38% das vendas.

Para suportar as suas ambições, a Cupra anunciou estar a analisar a entrada no mercado norte-americano, que é tradicionalmente visto como tão grande quanto difícil. Como país, os EUA consomem anualmente um pouco mais do que todos os países europeus em conjunto, tornando-se por isso muito apetecível, mas foram vários os fabricantes do Velho Continente que já tentaram penetrar no coração (e na carteira) dos americanos, sem sucesso ou com um êxito relativo.

Na Europa, a Cupra pretende reforçar os postos de venda em simultâneo com o incremento da gama. As boutiques City Garages vão passar a marcar presença em Berlim, Madrid, Manchester e Paris, enquanto vão surgir mais 500 pontos de venda e de serviços especializados, denominados Cupra Masters, elevando para 2000 o número total.

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