Ainda antes de construir a primeira fábrica na Europa, a Tesla já era uma dor de cabeça para as marcas premium alemãs. Não que utilizasse o mesmo tipo de materiais ou primasse pela construção sólida, mas porque compensava ao oferecer mais potência, mais eficiência e autonomia e um melhor software, o que permitia ao fabricante norte-americano de veículos eléctricos disputar os clientes com a Audi, BMW e Mercedes. Mas agora que já tem uma fábrica operacional na Europa, mais precisamente em Berlim, no coração da concorrência, como está a batalha dos americanos contra os rivais europeus?

De acordo com os dados da JATO, o preço médio de um Mercedes na Alemanha é de 72.618€, longe dos 83.465€ da Tesla. E considerando as vendas globais das marcas premium em 2022, a Tesla foi a que mais cresceu face ao ano anterior (+42%), batendo a Audi (-4%), a BMW (-6%) e a Mercedes (-2%).

Fonte: JATO

O dado mais curioso para as marcas premium tradicionais tem a ver com a ausência de uma evolução significativa das vendas nos últimos anos. A Audi oscilou entre 1,68 milhões em 2021 e 1,61 milhões em 2022, com a Mercedes a anunciar 1,94 milhões em 2021 e 2,04 milhões no ano transacto, enquanto a BMW assumiu a liderança, fruto de 2,52 milhões de unidades vendidas em 2021 e 2,40 milhões em 2022.

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Tesla ultrapassa BMW no luxo americano

A Tesla ainda está longe, com 940 mil unidades comercializadas em 2021 e 1,31 milhões em 2022, mas aponta para um volume de vendas de 1,8 milhões de veículos este ano, o que a coloca próximo da concorrência. E tudo isto apenas com veículos eléctricos, uma vez que os três gigantes alemães venderam 483 mil veículos a bateria em 2022, mas este valor representou apenas 37% das vendas da Tesla, de acordo com a JATO. O construtor norte-americano de eléctricos foi líder no segmento luxo americano pela primeira vez em 2022, resta saber se ou quando conseguirá repetir a proeza no mercado global.