O júri ainda não chegou a um veredicto na disputa polémica entre Johnny Depp e Amber Heard, mas sabe-se que levantou dúvidas à juíza na terça-feira, 31 de maio, o primeiro dia completo de deliberações, após o fim das alegações finais dos advogados, na sexta-feira, 29 de maio.

Interpelaram a juíza Penney Azcarate com uma dúvida relativa a uma das oito questões a que têm de responder para chegarem a uma deliberação. A pergunta é se consideram falso o título do editorial assinado por Heard e publicado no Washington Post — aquele que deu origem ao processo de difamação — “Falei contra a violência sexual — e enfrentei a fúria da nossa cultura”. 

Caso Depp/Heard. Defesa alega que atriz sofreu transtorno de stress pós-traumático

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aquilo que o júri pretende saber é se deve, nesta questão, considerar apenas o título ou o ensaio na íntegra. Já foi esclarecido: a declaração é sobre o título e não sobre o editorial na íntegra, diz o “New York Post“.

No processo de difamação que o ator de “O Pirata das Caraíbas” interpôs a Amber Heard — em que pede uma indemnização de 50 milhões de dólares (o valor corresponde, alegadamente, ao que o ator deixou de faturar na sequência deste escândalo) — os sete jurados, selecionados por sorteio, terão de determinar se outras passagens são sobre Depp, se são falsas, se têm “implicações difamatórias” e se serviam para, intencionalmente, prejudicar o ator.

Entre as passagens, encontra-se a que abre o editorial —“Há dois anos tornei-me numa figura pública que representa a violência doméstica e senti toda a força da fúria da nossa cultura” — assim como aquela que acusa as instituições de protegerem o sexo masculino — “Tive a rara vantagem de observar, em tempo real, como as instituições protegem os homens acusados de abuso”.

Amber Heard vs Johnny Depp: os primeiros testemunhos da atriz

O polémico julgamento arrancou a 11 de abril no tribunal de Fairfax, na Virgínia, e terminou na sexta-feira, 29 de maio, com as alegações finais dos advogados. Em causa está o processo de difamação que Johnny Depp interpôs à ex-mulher, com quem esteve casado entre fevereiro de 2015 e maio de 2016, na sequência do ensaio de 2018, que foi publicado no Washignton Post, em que Heard acusa de ser abusivo.

Como consequência, o ator relata ter sido afastado do sexto episódio da saga “O Pirata das Caraíbas”, assim como de “Monstros Fantásticos” — daí o valor da indemnização de 50 milhões de dólares (cerca 47 milhões de euros). Entretanto, a atriz respondeu com a entrada de uma contra-ação no valor de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros).