A acusação do ex-Presidente norte-americano, Donald Trump, inédita na história dos Estados Unidos da América (EUA), continua a motivar reações. Em silêncio até esta sexta-feira de manhã, o atual chefe de Estado, Joe Biden, decidiu “não comentar” o processo judicial do seu antecessor. “Não vou falar sobre a acusação de Trump”, afirmou, entre várias perguntas colocadas pelos jornalistas.

À CNN internacional, fonte da Casa Branca também não quis prestar declarações sobre o caso e justificou o motivo pelo qual Joe Biden não ter comentado a acusação: “Ele é Presidente, não é analista legal”.

Nas redes sociais, Donald Trump continua bastante ativo, partilhando várias publicações na sua conta da Truth Social. Entre vários vídeos do canal norte-americano Fox News, o ex-Presidente dos Estados Unidos alega, num desses posts, que o juiz escolhido para presidir à acusação, Juan Manuel Marchan, “o odeia”.

“O juiz que foi escolhido para a minha caça às bruxas, um ‘caso’ que nunca houve antes, odeia-me”, escreveu Donald Trump na sua conta pessoal da Truth Social. “O nome dele é Juan Manuel Marchan, que foi escolhido a dedo” pelos procuradores, acrescentou o ex-Presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quem usou igualmente as redes sociais para reagir à acusação foi Ivanka Trump, uma das filhas do milionário republicano que foi mesmo conselheira da Casa Branca durante a Presidência norte-americana. “Amo o meu pai, amo o meu país. Hoje, estou a sofrer por ambos”, escreveu a empresária, que ainda agradeceu “as vozes em todo o espectro político expressando apoio a preocupação”.

Kremlin mantém-se em silêncio

Noutras latitudes, o Kremlin também decidiu manter-se em silêncio. Tendo interferido nas eleições de 2016 a favor de Donald Trump, a presidência russa indicou que a acusação é um “assunto interno” dos Estados Unidos.

“Não acredito que seja um assunto para tecer comentários”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela imprensa internacional. “É um processo do foro interno norte-americano e consideramos que não seja necessário fazer comentários”, assinalou.