Diversas ruas e avenidas cortadas, grades junto à Assembleia da República e um dispositivo policial preparado para se adaptar a vários cenários. A Polícia de Segurança Pública montou uma operação em Lisboa para garantir a segurança nesta terça-feira, um dia que conta com as comemorações do 25 de Abril, a presença do Presidente do Brasil em São Bento e diversas manifestações — 4 delas junto ao parlamento.
Ao Observador, o comissário Artur Serafim, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, explica que estes constrangimentos justificam-se, não só pelas manifestações que se concentram em São Bento, como pela deslocação de entidades que estarão presentes na Assembleia da República. Recorde-se que um dos protestos marcados para a manhã desta terça-feira, junto ao Parlamento, é de apoio ao Presidente brasileiro, promovida pelo Partido dos Trabalhadores; outro contra a presença de Lula, convocado pelo Chega. Há ainda uma manifestação organizada por grupos antifascistas portugueses e, por fim, uma promovida por cidadãos brasileiros que apoiam o ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
“Haverá equipas do trânsito, equipas de intervenção rápida e ainda do corpo de intervenção, sempre prontas para intervir”, salienta o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Ao longo do dia, acrescenta, “o dispositivo será dinâmico, a PSP vai adaptando consoante as necessidades efetivas”. Segundo Artur Serafim, as grades que começaram esta segunda-feira a ser colocadas em São Bento “são as normais” e têm o objetivo de “manter um perímetro de segurança de forma a evitar uma tomada de degrau”: “É normal que a PSP defina um perímetro previamente, sempre em reunião com os promotores”.
Quanto ao trânsito, o Comando Metropolitano de Lisboa explica que os “constrangimentos em várias artérias e áreas da cidade de Lisboa” foram pensados para “garantir a segurança dos participantes e o normal decurso dos eventos”. Os cortes de ruas, explica ainda, será “sequencial e apenas na medida do estritamente necessário”.
Assim, a PSP sugere a quem vai participar nas comemorações do 25 de Abril ou nas manifestações que “privilegie a utilização dos transportes públicos, com especial enfoque para o Metropolitano de Lisboa”.
“Todas as artérias indicadas irão estar interditas ou fortemente condicionadas à circulação de trânsito, pelo que a Polícia de Segurança Pública apela a que todos os cidadãos evitem a circulação nas suas imediações, para não ficarem retidos nos congestionamentos de trânsito que as restrições à sua circulação irão ocasionar”, explica o Comando Metropolitano de Lisboa em comunicado.
Dia 24 de abril. As ruas cortadas junto a São Bento
A partir das 14h desta segunda-feira foram várias as artérias da capital condicionadas junto à Assembleia da República. Segundo a PSP, os condicionamentos devem-se à necessidade de “preparação da logística inerente aos eventos”.
Onde já há condicionamentos?
- Rua Correia Garção (Assembleia da República);
- Rua de São Bento cruzamento com Rua Nova da Piedade;
- Avenida D. Carlos I cruzamento com Calçada da Estrela (sentido ascendente);
- Calçada da Estrela cruzamento com Avenida D. Carlos I (sentido descendente).
Dia 25 de abril. As ruas cortadas junto a São Bento
Esta terça-feira, toda a zona em redor do Parlamento continuará com condicionamentos, sendo que a partir das 8h serão cortadas diversas ruas.
Onde haverá condicionamentos?
- Calçada da Estrela;
- Rua Borges Carneiro;
- Rua Miguel Lupi;
- Rua da Imprensa à Estrela;
- Rua de Santo Amaro;
- Avenida D. Carlos I;
- Rua dos Industriais;
- Rua das Francesinhas;
- Rua Poiais de São Bento.
Dia 25 de abril. As ruas cortadas junto à Avenida da Liberdade
Mas a zona junto à Assembleia da República não é a única onde o trânsito será interdito neste feriado. A partir das 13h30, a PSP vai cortar todas as artérias que dão acesso à Praça Marquês de Pombal, devido ao habitual desfile na Avenida da Liberdade, sendo que 30 minutos mais tarde, os carros também não vão poder circular num perímetro mais alargado.
Onde haverá condicionamentos?
- Praça Dom Pedro IV – será impedida a circulação de trânsito no acesso à praça;
- Praça Dom João da Câmara – será impedida a circulação de trânsito no sentido da Praça dos Restauradores;
- Rua 1º de Dezembro – será impedida a circulação de trânsito no sentido da Praça dos Restauradores;
- Praça dos Restauradores;
- Avenida da Liberdade (central e laterais);
- Praça do Marquês de Pombal;
- Túnel do Marquês de Pombal (o trânsito será totalmente encerrado nos dois sentidos);
- Avenida Duque de Loulé – será impedida a circulação no sentido da Praça do Marquês de Pombal;
- Rua Joaquim António de Aguiar – será impedida a circulação no sentido da Praça do Marquês de Pombal;
- Avenida António Augusto de Aguiar;
- Avenida Fontes Pereira de Melo (em caso de necessidade poderá ser isolada desde a Praça Duque de Saldanha);
- Rua Braancamp;
- Avenida Duque de Loulé;
- Rua Alexandre Herculano;
- Rua Barata Salgueiro;
- Rua do Salitre;
- Praça da Alegria;
- Rua das Pretas;
- Largo da Anunciada.