O Japão anunciou esta sexta-feira o levantamento, a partir de sábado, de todas as restrições fronteiriças adotadas devido à Covid-19, incluindo a exigência de apresentar um certificado de vacinação ou teste PCR antes de viajar.

Atualmente, todos os viajantes que chegam ao arquipélago japonês são obrigados a apresentar um certificado de vacinação contra a Covid-19 no momento do embarque, incluindo uma dose inicial e uma dose de reforço ou, se não estiverem vacinados, um teste PCR negativo para a doença realizada nas 72 horas anteriores à viagem.

A partir da meia-noite de sábado, tal deixará de ser necessário, anunciou esta sexta-feira o porta-voz do governo, Hirokazu Matsuno, explicando que a única coisa que se vai manter é a exigência de um teste à chegada ao Japão para aqueles que tenham sintomas consistentes com os da Covid-19, tais como febre alta.

O Japão tinha previsto levantar a 8 de maio as restrições que introduziu na sequência da pandemia, coincidindo com a reclassificação nacional da covid nos seus regulamentos sobre doenças infecciosas, equiparando-a à gripe, o que acabará com os subsídios para tratamento ou quarentenas, entre outras coisas.

O governo decidiu antecipar a retirada das medidas fronteiriças tendo em conta o período de férias da Semana Dourada, que começa no sábado e que se prolonga até 7 de maio, e em que se espera um aumento do fluxo de viajantes japoneses e da chegada de turistas estrangeiros ao país insular.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR