Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
Pelo menos dois soldados russos ficaram infetados com antrax depois de terem destapado um cemitério de gado enquanto cavavam trincheiras no sul da Ucrânia. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, que cita fontes ucranianas, os militares em questão foram hospitalizados e a unidade a que pertenciam terá sido colocada em quarentena.
No Telegram, Ivan Fedorov, presidente da Câmara de Melitopol, cidade na região de Zaporíjia que está sob controlo da Rússia desde março de 2022, revelou o sucedido. “Os ocupantes cavaram trincheiras, destaparam acidentalmente um cemitério de gado e contraíram antrax”, pode ler-se na publicação.
Trata-se de uma infeção bacteriana, potencialmente fatal, que pode ser transmitida através de comida ou carcaças de animais. Os sintomas variam, podendo ir desde diarreia, vomitar sangue, queimaduras na pele e problemas pulmonares.
“Os militares russos deram entrada no hospital de Melitopol, mas, depois de o diagnóstico ser confirmado, receberam rapidamente ordem de baixa e foram levados para um local desconhecido”, afirma Fedorov.
É provável que a unidade russa estivesse a cavar trincheiras defensivas como parte dos esforços para reforçar as defesas na região de Zaporíjia, em antecipação da aguardada contraofensiva de Kiev.
Esta não é a primeira vez que as forças russas sofrem problemas de saúde associados aos combates no terreno na Ucrânia. No início da invasão, quando Moscovo conquistou várias áreas ao redor da zona de exclusão de Chernobil, houve relatos de que várias unidades sofreram com os efeitos da radiação presente na região. Um facto que o autarca ucraniano de Meltipol fez questão de lembrar. “Até o solo ucraniano está a lutar contra os ocupantes. Definitivamente não terão um final feliz”, declarou Fedorov.
Comboio de carga descarrila na Rússia, junto da fronteira ucraniana, após explosão nos carris